Distribuição Homepage Newsletter

Lisboa cria selo para proteger lojas históricas

Por a 14 de Setembro de 2015 as 13:33

Loja_conservas_1Chama-se ‘Lojas com História’ e é o projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para preservar lojas emblemáticas da capital, os estabelecimentos com uma história para contar, ligados à tradição dos alfacinhas ou que se distinguem pela sua arquitetura, por exemplo.

Um total de 300 lojas, para já, são candidatas “ao selo que comprova a importância do espaço comercial no que respeita ao seu património material e imaterial”, revela o jornal Expresso.

“A ideia é classificar estas lojas no âmbito do seu património histórico e arquitetónico até ao seu património de espólio ou acervo. Depois há uma outra dimensão, o tipo de atividade comercial da loja. Aqui, contam-se, por exemplo, as lojas cujo produto tenha um significado particular para a cidade, como é o caso do pastel de Belém, por exemplo. Mas não só. Há outros critérios que contam como o facto da loja ter uma oficina ou produção própria, por exemplo”, explica ao Expresso Graça Fonseca, vereadora com o pelouro da Economia e Inovação da CML.

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *