Distribuição Homepage Newsletter

Verão aquece vendas de alimentos e bebidas

Por a 7 de Setembro de 2015 as 16:26

retalhoAs temperaturas deste verão ajudaram os bens de grande consumo. As vendas aumentaram 2,7% entre 13 de julho de 2015 e 9 de agosto de 2015, segundo a análise mensal da consultora Nielsen.

“O crescimento está em linha com os dois períodos anteriores”, explica a consultora, acrescentando que “a época de verão registou uma tendência bastante positiva, e contrária ao mesmo período de 2014, marcado por condições climatéricas particularmente desfavoráveis”. As marcas de fabricante registaram uma variação de 4,8% em relação ao período homólogo. As marcas da distribuição agravaram as perdas (-1,5%).

A categoria de alimentação beneficiou da dinâmica de vendas das marcas de fabricante que “atingem níveis máximos de crescimento” (4,4%). As marcas brancas, por outro lado, “invertem a tendência de melhoria e perdem 2,1% das suas vendas”. A categoria de alimentação cresceu globalmente 1,7%.

“As bebidas mantêm um bom desempenho e crescem 8,1% em comparação ao período homólogo”. As marcas de fabricantes e as marcas de distribuição “seguem a tendência positiva, crescendo 9,5% e 1,7%, respetivamente, em relação ao período homólogo, explica a mesma fonte.

Por último, a categoria de higiene, que abranda, também, o ritmo de crescimento. “A higiene do lar cresce 1,3%, menos do que no período anterior. Nesta categoria, as marcas de fabricantes variam 1,8% e as MDD+PP (Marcas de Distribuição+Primeiros Preços) 0,4%.

“A higiene pessoal, por sua vez, continua a abrandar o ritmo de crescimento (0,3%). Esta redução deve-se às marcas de fabricante, agora menos dinâmicas (0,7%) mas, também, às marcas próprias que mantêm valores negativos (-1,2%)”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *