Distribuição Homepage Newsletter

Instituto Superior de Agronomia cria unidade de controlo de produtos alimentares

Por a 2 de Setembro de 2015 as 18:22

legumesO Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa tem uma nova unidade de investigação especializada em frutas e legumes, o Freshness Lab. Desta forma, o instituto potencia as competências na área do consumidor e da cadeia de abastecimento de frutas e legumes.

O Freshness Lab dispõe da instalação em Portugal concebida especificamente para compreender a frescura, o sabor, o valor nutricional e a segurança de fruta e legumes. A nova unidade permite realizar estudos de “último quilómetro” entre a prateleira e o local de consumo e apoio a todas as operações logísticas a montante, desde o campo à prateleira.

Às novas instalações estão associados laboratórios para explorar os fundamentos do sabor, da frescura e do valor nutricional das frutas e legumes e sala de análise sensorial para estudar a perceção do consumidor.

A aproximação ao consumidor e às suas necessidades de informação sobre a fruta e os legumes é um objetivo central da mais recente unidade do ISA, cujas competências são já “procuradas por empresas das várias etapas da cadeia de valor”, que pretendem oferecer aos consumidores fruta e legumes mais frescos, nutritivos e seguros, reduzindo perdas e desperdícios evitáveis.

Situado no ‘hub’ logístico do País, junto de portos, vias rodoviárias e ferroviárias, aeroporto, entrepostos comerciais dos grandes grupos de distribuição, prestadores de serviços especializados às empresas da cadeia de valor da fruta e legumes e próximo das principais regiões produtoras nacionais, o Freshness Lab conta com parceria com 14 empresas do setor da pêra Rocha para acolher e gerir uma unidade de pós-colheita. Os trabalhos já em curso permitirão ao setor reduzir perdas estimadas em “cerca de 40 milhões de euros”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *