FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Adegas, lojas, restaurantes e museus assinalam o dia do vinho do Porto

Por a 1 de Setembro de 2015 as 15:24

vinho_do_porto.jpgO Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) assinala o dia do vinho do Porto com o evento Port Wine day. Durante 11 dias, caves, lojas, restaurantes e museus do Porto, levam a cabo o programa, que conta com jantares vínicos, harmonizações gastronómicas, montras decoradas e outras iniciativas especiais.

O dia do vinho do Porto celebra-se a 10 de setembro. Nesse dia, em 1756, foi criada aquela que é região vitivinícola demarcada e regulamentada “mais antiga do mundo”, o Douro Vinhateiro, através da fundação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro.

Depois da edição de 2014, o evento Port Wine Day (PWD), que celebra a data, regressa este ano com jantares vínicos, harmonizações gastronómicas, ‘cocktails’, montras decoradas, programas nas caves e museus, seminários, uma prova e ‘masterclass’, durante 11 dias de descoberta do vinho do Porto.

A iniciativa é promovida pelo IVDP e dinamizada pelas empresas do setor, caves de vinho do Porto, lojas, bares, restaurantes e museus.

De 3 a 13 de setembro, restaurantes no Porto e no Douro integram a rota “À mesa com Porto” com harmonizações para celebrar o PWD. Na rota “Lojas com Porto” há um percurso de ilustração e texto pelas mãos de Adélia Carvalho. Por sua vez, o Museu do Vinho do Porto, o Museu do Douro, o Palácio da Bolsa, o IVDP e as caves de Vinho do Porto têm atividades e condições especiais.

No dia 10 de este mês, a celebração traz ao Porto especialistas e jornalistas nacionais e internacionais para uma conferência no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O passado e o futuro do Douro e a estratégia seguida no segmento de luxo vão estar em debate.

Neste dia realiza-se ainda a ‘masterclass’ “Os anos setenta: um Porto por ano” e a prova “O Porto convida o Douro”, dirigida a profissionais.

O dia termina com jantares vínicos, em que o chef de cada restaurante participante serve um menu fechado inspirado no Vinho do Porto. Restaurantes e casas de vinho do Porto vão surpreender o consumidor com um jantar que será também uma aprendizagem. Há ainda ‘cocktails’ na rota de bares da Port Wine night, em que todos podem participar.

11 de setembro também é dia de seminário, desta vez no IVDP no Porto, tendo como tema de destaque o papel das regiões vitícolas e das denominações de origem no desenvolvimento da economia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *