Distribuição Homepage Newsletter

Auchan antecipa grandes “desafios” no mercado ibérico ainda este ano

Por a 31 de Agosto de 2015 as 14:21

auchan_jumboO grupo Auchan alcançou um volume de negócios de 26.901 milhões de euros no primeiro semestre do ano, mais 3,4% face ao período homólogo de 2014, cifra que desce para 2% depois de descontado o efeito das taxas de câmbio.

A cadeia de distribuição de origem francesa, presente em Portugal com os hipermercados Jumbo, assinalou a contribuição do crescimento das vendas em Espanha, onde opera a insígnia Alcampo, para os resultados.

Em França, as vendas da retalhista derraparam 2,9%. O presidente da Auchan, Vianney Mulliez, sublinhou, citado pela Inforetail, a “melhoria acentuada” em Portugal e Espanha, países “rico em desafios” na segunda metade deste ano.  

Negócio cresce na Ásia

Na Europa Ocidental, as vendas acumuladas caíram 4,4% mas na Europa Oriental e Central diminuíram ainda mais (6,4%). A cadeia atribui esta performance à desvalorização do rublo russo. A taxas de câmbio constantes, por outro lado, as vendas subiram 10,6% nesta região.

Na Ásia, por sua vez, o negócio cresceu 7% nos primeiros seis meses do ano face ao período homólogo de 2014.

O lucro alcançou assim 31 milhões de euros até Junho, menos 86,2% face ao registado no mesmo período do ano anterior. Esta perda é justificada com “elementos não recorrentes”. “A Auchan registou encargos excecionais de 50 milhões de euros”, explicou fonte da empresa citada pela imprensa internacional.

O resultado bruto de exploração (EBITDA) registou 1.104 milhões de euros, mais 2%, graças à “rentabilidade do negócio na Ásia”. A divida, essa, caiu 661 milhões de euros e totaliza 3.556 milhões.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *