FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Sogrape Vinhos otimista em relação à colheita de 2015 em Portugal

Por a 27 de Agosto de 2015 as 11:09

VinhaO departamento de Viticultura da Sogrape antecipa um período de vindimas “muito positivo”, em termos de qualidade e quantidade, para os vinhos de 2015, principalmente se as excelentes condições climáticas se mantiverem até ao final da colheita.

O trabalho de gestão e de viticultura da Sogrape é acompanhado pela monitorização diária da evolução meteorológica, através de uma rede de 20 estações automáticas localizadas nas mais de dez propriedades da produtora de vinhos. Isto permite aos técnicos da empresa antever a qualidade dos vinhos que resultarão das vindimas de este ano, que estão agora a arrancar pelo País.

Segundo João Vasconcellos Porto, diretor de Viticultura da empresa portuguesa, “o tempo seco e calor tornaram o clima muito favorável, com ainda alguma chuva na primavera que ajudou a concluir o bom amadurecimento do fruto”.

Através da medição de parâmetros, como a temperatura do ar, a humidade relativa, o vento, a precipitação e a radiação solar, é possível calcular índices que permitem acompanhar o ciclo anual da cultura da videira e detetar variações, entre diferentes anos, do clima de cada região. São exemplos os índice de Winkler (soma das temperaturas ativas), GST (temperatura média do ciclo vegetativo) ou WSDI (indicador de duração de ondas de calor), refere a distribuidora de vinhos em comunicado.

O registo e cálculo permanente destes dados e índices permite aos produtores traçar uma radiografia do que está a acontecer a nível climático ao longo das regiões vitivinícolas do País, identificar ameaças e oportunidades e esboçar estratégias para adaptar a cultura ao clima.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *