Análise Data Center Homepage Newsletter

Vestuário e calçado com a maior queda de preços de julho

Por a 13 de Agosto de 2015 as 12:16

RoupaO Índice de Preços no Consumidor (IPC), divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), indica que em julho de 2015 os preços subiram 0,8% face ao mesmo mês de 2014.

Entre as 12 classes de despesas analisadas pelo INE, as que mais contribuíram para a taxa de variação homóloga de 0,8%, registada no mês anterior, dizem respeito aos ‘Produtos Alimentares e Bebidas Não Alcoólicas’, ‘Bebidas Alcoólicas e Tabaco’ e ‘Comunicações’. Por outro lado, a categoria de ‘Vestuário e Calçado’ apresenta a maior queda de preços em termos homólogos, situada nos 2,9%.

Comparando com o mês anterior, os preços caíram 0,7% em julho, destacando-se a queda de 14% da classe ‘Vestuário e Calçado’ que, à semelhança de junho, foi a que apresentou a maior queda. “Esta redução de preços deveu-se aos saldos nos produtos de vestuário, mantendo-se o efeito habitual neste período do verão, apesar das recentes alterações legislativas que eliminaram as épocas oficiais de saldos”, explica o instituto em comunicado.

A contrastar está a maior subida de preços, registada na classe ‘Transportes’, com uma variação mensal de 2%. A maior contribuição foi dada pelos sub-grupos ‘Voos Internacionais’ e ‘Voos Domésticos’.

Valor médio das rendas aumenta sobretudo nos Açores

Em julho de 2015, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil registou uma variação mensal de 0,1% em Portugal (0,2% no mês anterior), revelam os dados apurados pelo INE.

A região onde o preço médio das rendas de habitação mais subiu foi no Alentejo, com um crescimento de 0,2, enquanto o arquipélago dos Açores apresenta o maior decréscimo, com uma redução de 0,2%.

Em termos homólogos, as posições invertem-se. As rendas de habitação aumentaram 1,2% comparando com o mesmo mês do ano transato. Sendo que os Açores registam a variação homóloga mais elevada, com uma subida de 5,3%, a região do Alentejo apresenta a variação mais negativa, com uma queda de 2% nos preços de renda.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *