Homepage Newsletter Ponto de Venda Tecnologia

Novas tecnologias geram serviços empresariais no valor de €63mil milhões em 2015

Por a 12 de Agosto de 2015 as 13:23

Pedro_deloitteA consultora Deloitte prevê que, a partir do segundo semestre de 2015, a tecnologia introduzida no mercado responde de forma mais direta às necessidades das empresas do que dos consumidores. A inovação tecnológica surge com mais potencialidades no mercado empresarial.

Na 14ª edição do estudo TMT (Technology, Media & Telecommunications) Predictions, a Deloitte conclui que 2014 marcou o final de uma década de produção de TI (Tecnologias da Informação) destinada a preencher as necessidades dos consumidores, avança a Computerworld.

A partir de agora, a produção tecnológica de dispositivos como drones, impressoras 3D, ‘wearables’, ‘Internet of Things’ (IoT) – interligação de aparelhos com acesso à rede, serve as necessidades dos operadores empresariais, de forma a potenciarem os seus serviços.

O mercado de serviços empresariais baseados nas novas tecnologias valerá 70 mil milhões de dólares, na moeda norte-americana, cerca de 63 mil milhões de euros, no final de 2015.

O estudo indica que 80% do valor total de impressoras 3D vendidas em 2015 (220 mil unidades vendidas a nível mundial, avaliadas em 1,6 mil milhões de dólares – cerca de 1,4 mil milhões de euros) seja gerado pelas empresas e não pelos consumidores, e que acima de 60%, do total de mil milhões de aparelhos para sistemas de IoT vendidos em 2015, seja adquirido por empresas.

A consultora aponta para que “2016 seja o primeiro ano em que todos os requisitos sejam cumpridos” em Portugal para o início da adopção generalizada da área de negócio da “internet das coisas” (tradução a partir da sigla IoT), estimando que a implementação do ‘hardware’ específico para este tipo de sistemas possa valer dez mil milhões de dólares, cerca de nove mil milhões de euros.

No que diz respeito aos drones, revela a mesma fonte, serão vendidas cerca de 300 mil unidades este ano, alavancando o número de aparelhos voadores não tripulados presentes no mercado a mais de um milhão, cujo valor real está relacionado com o uso profissional.

O número de pontos de recolha, para os serviços ‘click and collect’ dos negócios de comércio online, sobe 20% em 2015 na Europa, face ao número apurado no último ano.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *