Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Exportações portuguesas ascendem aos €25 mil milhões na primeira metade de 2015

Por a 10 de Agosto de 2015 as 19:15

exportacoes-210.jpgAs exportações portuguesas totalizaram os 25 247 milhões de euros na primeira metade do ano, devido sobretudo às trocas efetuadas com países da União Europeia.

No final do último ano, as exportações portuguesas situavam-se nos 48 177 milhões de euros, indicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que revela que ao fechar a primeira metade do ano, o volume ronda os 25 mil milhões de euros.

No segundo trimestre de 2015, as exportações de bens aumentaram 7,4% face ao período homólogo e as importações, por sua vez, cresceram 9%.

Em junho de 2015, as exportações de bens registaram um crescimento homólogo de 9% para os 4 572 milhões de euros, devido sobretudo ao comércio gerado para a União Europeia (UE), em especial no que diz respeito aos segmentos de veículos e outro material de transporte, plásticos, borrachas e outros produtos. Comparando com o mês anterior, de maio, corresponde a um aumento de 3,7% a partir dos 4 235 milhões de euros em volume de exportações.

Uma vez excluídos os combustíveis e lubrificantes, em junho de 2015 as exportações aumentaram 11,2% e as importações 13,2%, em termos homólogos. Já as importações de bens, no mesmo mês, subiram 5,4% em termos homólogos, o que supõe uma evolução de 6,1% face a maio de 2015.

Exportação aumenta sobretudo para países da UE

Em junho, deu-se um aumento das exportações, tanto para países da União Europeia como para fora, especialmente nos segmentos de combustíveis minerais, calçado, máquinas e aparelhos. Em relação a maio de 2015, as exportações aumentaram 8%. Nas importações a taxa de variação mensal foi nula, dado que o aumento das importações dentro da União Europeia compensou o decréscimo registado fora da comunidade.

Entre as trocas comerciais efetuadas com países da UE, as exportações portuguesas aumentaram 8,8% e as importações 9,8%, em termos homólogos, no segundo trimestre do ano. No último mês do trimestre, em junho, as exportações para a UE aumentaram 6,2% e as importações 5,4%, em relação ao anterior mês de maio.

No trimestre de referência verifica-se ainda uma subida das exportações para fora da UE de 4% e de 6,4% para as importações, em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando os 6 818 milhões de euros no final do primeiro semestre do ano.

Em junho, as exportações para destinos fora da comunidade europeia cresceram 12,8% em relação a maio, dos 1 133 milhões para os 1 278 milhões de euros. Neste mês, as exportações para os “países terceiros” aumentaram 7,1% face a junho de 2014, o que representa um decréscimo de 3,2% em relação ao mês anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *