Bebidas Destaque Distribuição Homepage Newsletter

‘Partners’ europeus fundem “maior engarrafador independente da Coca-Cola no mundo”

Por a 6 de Agosto de 2015 as 13:47

coca-cola-espanha.jpgAs empresas engarrafadoras independentes da Coca-Cola, a Enterprises, a Iberian Partners e a Erfischingsgetränke AG, filial da The Coca-Cola Company, acabam de anunciar a junção das três, formando a Coca-Cola European Partners.

A transação dará origem ao “maior engarrafador independente da The Coca-Cola Company no mundo” no que se refere a resultados líquidos.

Com mais de 50 unidades engarrafadoras e mais de 25 000 empregados, a nova sociedade prestará serviço a uma população de mais de 300 milhões de consumidores em 13 países da Europa Ocidental, incluindo Espanha, Portugal, Andorra, Islândia, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Luxemburgo, Mónaco, Noruega, Holanda, Bélgica e Suécia.

Sol Daurella, presidente executiva da Iberian Partners, será a presidente da nova sociedade. A Coca-Cola Iberian Partners, empresa de capital espanhol fundada em 2013 com oito engarrafadoras da Península Ibérica, sete espanholas e uma portuguesa, detem 34% da nova sociedade. Promete manter em Espanha e Portugal a organização necessária para produzir, vender e distribuir ao mercado, aos consumidores e aos clientes.

A alemã Erfischingsgetränke AG, filial da The Coca-Cola Company, conta com uma participação de 18% na empresa integrada, enquanto os acionistas da Coca-Cola Enterprises terão 48% do capital.

A nova empresa nasce com um resultado líquido anual em 2015 de aproximadamente 12 600 milhões de dólares e um EBIDTA de 2 100 milhões de dólares, na moeda norte-americana. Prevê obter uma economia de custos anuais, antes de impostos, de entre 350 a 375 milhões de dólares nos três anos seguintes ao fecho da operação.

Para este ano, prevê ainda um lucro operacional de 1 600 milhões de dólares, com um volume de 2 500 milhões de caixas, e que a taxa de imposto efetiva esteja entre os 26 e os 28%.

Para apoiar este plano de crescimento, a The Coca-Cola Company e a Coca-Cola
European Partners assinarão um novo contrato de engarrafamento por dez anos com
uma opção de renovação por mais dez. Durante um período inicial de quatro anos, serão mantidas as condições atuais de incidência no preço do concentrado em cada País.

Para além de Sol Daurella, enquanto “chairwoman”, John Brock será nomeado chief executive officer, sendo que o Conselho de Administração da Coca-Cola European Partners será formado por mais 15 administradores adicionais, na sua maioria independentes, não executivos.

Com sede no Reino Unido, um dos principais mercados, a empresa terá os seus escritórios centrais em Londres e estará cotada na Amsterdam Euronext, na New York Stock Exchange e na Bolsa de Madrid.

A partir do momento que a integração seja efetiva, a estrutura empresarial será construída com base nas melhores práticas existentes em cada um dos mercados e engarrafadores, melhorando o serviço prestado através de uma estratégia mais consistente para o desenvolvimento de produtos e de execução no mercado europeu.
Por outro lado, a maior dimensão e flexibilidade do novo comum espaço geográfico irá permitir competir de forma mais eficaz no mercado de bebidas não alcoólicas.

“A criação de um parceiro engarrafador maior e unificado da Coca-Cola na Europa
Ocidental representa um importante passo em frente na evolução do nosso sistema a nível mundial”, afirmou Muhtar Kent, presidente e chief executive officer da The Coca-Cola Company.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *