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Well’s abre a 161ª loja em Portugal

Com 44 metros quadrados, o estabelecimento situado no Continente Bom Dia disponibiliza produtos nas áreas de saúde, beleza e bem-estar

Rita Gonçalves
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Well’s abre a 161ª loja em Portugal

Com 44 metros quadrados, o estabelecimento situado no Continente Bom Dia disponibiliza produtos nas áreas de saúde, beleza e bem-estar

Rita Gonçalves
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Well's Alcochete 2A Well’s abriu as portas da 161ª loja em Alcochete.

O novo espaço da marca surge integrado num plano de expansão que tem como objetivo reforçar a estratégia de proximidade da insígnia ao longo de 2015.

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Com 44 metros quadrados, o estabelecimento situado no Continente Bom Dia (na Avenida da Revolução) disponibiliza produtos nas áreas de saúde, beleza e bem-estar.

Na nova loja será possível encontrar medicamentos não sujeitos a receita médica, artigos de dermocosmética, primeiros socorros e suplementos alimentares, entre outros.

Com esta abertura, a Well’s passa a contar com 161 pontos de venda em todo o país.

 

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Já abriram as inscrições para a 17.ª edição da Fruit Attraction

De 30 de setembro a 2 de outubro, Madrid volta a receber o principal evento mundial dedicado à comercialização de frutas e legumes.

Já abriram as inscrições para a 17.ª edição da Fruit Attraction, organizada pela IFEMA MADRID e pela FEPEX e que acontece de 30 de setembro a 2 de outubro, Madrid volta a receber o principal evento mundial dedicado à comercialização de frutas e legumes. Sob o lema “Discover the essence of the sector”, evento que promete ser o mais poderoso e dinâmico da sua história.

Após o sucesso da edição anterior, a Fruit Attraction 2025 volta com novidades que visam impulsionar a interação comercial e promover a inovação no setor. Entre as principais mudanças, destaca-se a ampliação do espaço expositivo, com a inclusão dos pavilhões 12 e 14 da IFEMA MADRID, o que permitirá uma área total superior a 70.000 m², distribuída por 10 pavilhões. Esta expansão estratégica permitirá uma organização mais eficiente, com setorização por áreas geográficas, facilitando o acesso de profissionais aos produtores e fornecedores de diferentes países e regiões, sublinha a organização.

Quatro áreas de especialização

A edição deste ano contará com mais de 2.100 empresas participantes, que irão apresentar os seus produtos, soluções, novas variedades, formatos e inovações. O evento estará dividido em quatro áreas especializadas: Fresh Produce, Auxiliary Industry, Fresh Food Logistics e Innova&Tech. O tomate será o produto estrela desta edição, recebendo destaque nas diversas iniciativas do certame.

Um dos pilares do evento, o Programa Internacional de Compradores, desenvolvido em parceria com o ICEX e as suas delegações no estrangeiro, irá novamente dinamizar as relações comerciais a nível global. Este ano, os países em destaque são México e Malásia, no âmbito da iniciativa Guest Importing Countries, que inclui rondas de reuniões, visitas guiadas e sessões B2B para fomentar novos negócios.
Estima-se a presença de mais de 1.000 compradores, gestores de compras de retalho, importadores e grossistas de todo o mundo, reforçando Madrid como a capital global de frutas e legumes durante o evento.

 

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Bebidas

Quinta da Vacaria abre sala vintage no Dia Internacional do Vinho do Porto

As portas abrem ao público nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, data em que se celebra o Dia Internacional do Vinho do Porto.

A Quinta da Vacaria vai abrir uma das suas salas de prova mais exclusivas, a Sala Vintage, situada no interior da Adega, e na qual são guardados os ‘tesouros’ mais antigos de Vinho do Porto.

As portas abrem ao público nesta segunda-feira, dia 27 de janeiro, data em que se celebra o Dia Internacional do Vinho do Porto, com uma semana de provas dedicada a este embaixador de Portugal no mundo. No espaço será possível degustar, até ao final deste mês, sob marcação prévia, “cinco Portos de excelência” do universo da Quinta da Vacaria, informa o produtor.

“Aqui, o tempo parece parar. Respira-se história e património. À volta da mesa, temos todo o património de vinhos very very old da Quinta da Vacaria. São barricas com vinho do Porto com mais de um século de idade, que testemunham a história e a evolução de uma produção vínica inigualável. Embora o contexto internacional nos traga alguma preocupação, o Vinho do Porto continua a ser o nosso ex-libris, aquele que todos os que nos visitam querem provar e sobre o qual querem aprender mais”, assegura Mónia Batista, responsável pelo enoturismo.

A Quinta da Vacaria tem no enoturismo uma das suas mais recentes apostas, tendo aberto no ano passado um hotel de 5 estrelas, instalado numa propriedade datada de 1616, no Peso da Régua, entre as margens do rio Corgo e do Douro. Ainda este ano, a Quinta da Vacaria abre ao público a sua adega com restaurante e museu.

Com uma situação geográfica privilegiada, altitude entre as cotas de 50 a 300 metros, a propriedade espraia-se ao longo de 42 hectares, entre a margem esquerda do Corgo e a direita do Douro, no ponto onde estes se encontram. A produção dos vinhos da Quinta da Vacaria começou há mais de 400 anos, mas só muito recentemente os vinhos começaram a ser engarrafados na origem, com marca própria e selo de produtor.

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Bebidas

Ervideira aumenta faturação em 2024 e projeta novas referências em 2025

A faturação da Ervideira cresceu um total de 9,85%, em 2024, passando a barreira dos 3M€. O canal horeca cresce 3,6% e o enoturismo 27,8%, informa a empresa.

A Ervideira concluiu 2024 com uma faturação que ultrapassou os três milhões de euros. Flor de Sal foi a referência que se destaca, tendo crescido 30%, seguindo-se Conde D’Ervideira, que cresceu 13%, e Invisível, que apresentou um aumento de 10%. “O resultado líquido esperado é de 8%, aquando do fecho das contas”, informa o produtor vitivinícola.

“Em contraciclo, face à evolução do mercado dos vinhos a nível internacional, a Ervideira apresenta um crescimento em termos de faturação muito satisfatório, bem como confirma o alcance do Estatuto de PME Líder 2024”, congratula-se Duarte Leal da Costa, diretor executivo da Ervideira, que antecipa previsões de crescimento “animadoras” para 2025, com os mercados do Canadá e Brasil a duplicarem o volume de compras.

Em relação ao mercado nacional, deverá ter um crescimento de marca mais moderado, na ordem dos 5 a 8%. Já no Enoturismo, uma das principais bandeiras da Ervideira, o desafio prende-se com o reconhecimento no segmento de experiências vínicas, “caminhando para um posicionamento de destaque também a nível internacional – com um crescimento esperado de 10%”, adianta a empresa num comunicado.

Relativamente aos objetivos para o este ano, Duarte Leal da Costa aponta “excelentes perspetivas”, com o lançamento de novas referências – “que acreditamos contribuírem positivamente para o setor, e que incidem no pilar área da Inovação, que já faz parte do ADN da marca”, sublinha.

O produtor revela ainda um investimento na ordem do meio milhão de euros na área dos olivais e azeites, “onde temos vindo a dar os primeiros passos, com a venda de azeite de excelente qualidade em garrafa e com a entrada mais recente do formato garrafão de três litros para a restauração”.

Vitivinícola secular, a Ervideira produz vinho desde 1880. Atualmente possui um total de 110 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões da Vidigueira (60 ha) e Reguengos (50 ha). Entre os seus vinhos, estão marcas como Conde D’Ervideira, Invisível, Vinha D’Ervideira, Terras D’Ervideira e Lusitano e ainda o Flor de Sal produzido já pela quinta geração da família.

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Retalho

Freeport e Vila do Conde Porto Outlets investem em carregamento de veículos elétricos

O Freeport Lisboa e o Vila do Conde Porto Fashion Outlets vão investir um milhão de euros na expansão da rede de carregamento de veículos elétricos em parceria com a Atlante.

O Freeport Lisboa Fashion Outlet e o Vila do Conde Porto Fashion Outlet estão a dar um importante passo na promoção da mobilidade elétrica, com um investimento total de cerca de um milhão de euros na expansão da rede de carregadores de veículos elétricos. “Esta ação, em parceria com a Atlante, visa oferecer aos visitantes uma rede de carregamento mais robusta e eficiente, acompanhando o crescimento da frota de veículos elétricos em Portugal e no mundo”, informa a VIA Outlets, gestora dos dois Outlets.

Os dois centros já têm mais de 34% da rede de carregamento concluída, com um total de 15arregadores já em funcionamento, permitindo o carregamento simultâneo de 29 veículos. A segunda fase da expansão está prevista para ser concluída até janeiro de 2025, com a instalação de mais 28 carregadores, aumentando a capacidade para 85 veículos. Após a conclusão da segunda fase, o Freeport Lisboa Fashion Outlet terá 17 carregadores duplos, com capacidade para carregar 34 veículos, enquanto o Vila do Conde Porto Fashion Outlet contará com 26 carregadores para 51 veículos.

“Estamos comprometidos com a promoção da mobilidade sustentável e em proporcionar uma melhor experiência aos nossos visitantes. A expansão dos carregadores de veículos elétricos é uma das várias iniciativas que reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação.” afirma João Paradela, Operations Director Ibéria da VIA Outlets.
“Este investimento nos centros Freeport Lisboa e Vila do Conde Porto Fashion Outlet reflete o nosso compromisso conjunto com a sustentabilidade, respondendo às necessidades crescentes dos condutores de veículos elétricos e promovendo um futuro mais sustentável.” afirma Giovanni Ravina, CEO da Atlante Iberia.

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Retalho

Fundação Shein doa 5M€ à Fundação Africa Collect Textiles

A Shein anunciou a criação de uma fundação e o compromisso de doar 5M€ à Fundação ACT, para doação e reciclagem de têxteis.

A Fundação Shein é uma organização sem fins lucrativos e será “o ramo filantrópico do Grupo Shein”, informa a multinacional retalhista de fast fashion. Para assinalar o lançamento, a fundação avançou com uma doação de 5M€ à Fundação Africa Collect Textiles, o braço solidário da Africa Collect Textiles (ACT), empresa social que desenvolveu um programa-piloto de recolha e reciclagem de têxteis usados no Quénia.

Segundo o Grupo Shein, a fundação agora criada tem como objetivo promover comunidades mais inclusivas e sustentáveis nos locais onde a Shein opera. “Estabelecer a Fundação Shein e, assim, consolidar os nossos esforços solidários numa estrutura filantrópica formal, traz maior responsabilidade e transparência às nossas doações. Isso também fortalece nossa capacidade de direcionar nossas doações de caridade de uma maneira mais impactante e sustentada para melhor apoiar causas e organizações que se alinham com nossos valores”, declarou Donald Tang, presidente executivo da Shein.

Os fundos atribuídos à Fundação ACT serão aplicados em atividades que promovem a doação de têxteis e a reciclagem de têxteis pós-consumo no Quénia e na região africana em geral. Segundo a Fundação Shein, a instalação de uma rede prática e acessível de pontos de entrega para o público doar as suas roupas usadas, a criação de novos postos de trabalho, a construção de infraestruturas de reciclagem para processar maiores volumes de resíduos têxteis e a promoção de programas de sensibilização online e offline para as comunidades, são as ações contempladas.

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Continente Bom Dia Saraiva de Carvalho

Retalho

Continente investe 10M€ em duas novas lojas

As duas aberturas, uma num bairro tradicional de Lisboa e outra em Bucelas, reforçam a aposta no distrito de Lisboa.

O projeto das duas novas lojas mobilizou um investimento total de 10 milhões de euros (Continente e promotor) e gerou 38 novos postos de trabalho, dos quais 23 em Bucelas e 15 em Campo de Ourique. Estes espaços juntam-se às 89 lojas no distrito de Lisboa, onde o Continente emprega agora um total de 6.471 colaboradores, informa a empresa.

A loja Continente Bom Dia Saraiva de Carvalho, localizada em Campo de Ourique, bairro tradicional da capital, tem uma área total de vendas de 345 m² e disponibiliza 10 carrinhos e seis caixas, três checkouts e três self-checkouts.
Por sua vez, a loja Continente Bom Dia Bucelas, com uma área total de vendas de 1 201 m², oferece uma ampla variedade de produtos frescos, incluindo peixaria e padaria. Disponibiliza 100 carrinhos e oito caixas, quatro checkouts e quatro self-checkouts, 80 lugares de estacionamento e um parque para bicicletas. Está equipada com painéis solares e contentores de reciclagem, onde os clientes podem depositar pilhas usadas, cápsulas, rolhas de cortiça e lâmpadas.

Continente Bom Dia em Bucelas

No âmbito da política de apoio á comunidade local, através da Missão Continente, foram doados cabazes de bens essenciais a IPSS’s. No Continente Bom Dia Saraiva de Carvalho, à Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos, enquanto no Continente Bom Dia de Bucelas, à Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de São Julião do Tojal, à Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas e ao Centro de Recolha Oficial da Câmara Municipal de Loures (que presta apoio a animais). Estas mesmas instituições passarão a receber os excedentes diários das respetivas lojas, para apoiar quem mais precisa o ano inteiro, informa a insígnia de retalho alimentar do Grupo Sonae.

A celebrar 40 anos, o Continente disponibiliza cerca de 400 lojas em todo o país, para além do Continente Online.

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The Navigator Company (Linkedin)

ESG

The Navigator Company distinguida com a marca Amoos

A Navigator conquistou o Prémio Cinco Estrelas e o Prémio Escolha do Consumidor 2025 com a marca Amoos, feita com 100% de fibra virgem.

Pelo quarto ano consecutivo, a marca Amoos foi galardoada com o Prémio Cinco Estrelas, destacando-se este ano na categoria de guardanapos com o produto 40×40 da gama Naturally Soft. Adicionalmente, foi reconhecida como a Marca nº1 na Escolha do Consumidor 2025, na categoria de Papel Higiénico.

“Estas distinções refletem o compromisso contínuo da marca com a qualidade, inovação e sustentabilidade, reafirmando a sua posição como uma das marcas de referência na área do tissue”, sublinha a empresa. Feita com 100% de fibra virgem e sem branqueadores químicos, a gama Amoos Naturally Soft é composta por produtos para o grande consumo como papel higiénico e guardanapos, assim como produtos para o canal profissional, como papel higiénico Jumbo, rolos de desenrolamento central e toalhas de mão.

Um estudo de mercado realizado pela marca, focado em consumidores ibéricos, revelou que estes reconhecem os produtos de pasta virgem não branqueada como uma solução alternativa sustentável, e preferem produtos de fibra virgem não branqueada pela sua maior suavidade. “72% classificaram a suavidade destes produtos como boa ou muito boa, em comparação com apenas 52% para produtos parcialmente reciclados e 44% para produtos totalmente reciclados”, destaca.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta, papel, tissue, soluções sustentáveis de packaging e bioenergia, com a atividade alicerçada em fábricas de última geração à escala mundial, com tecnologia de ponta. É reconhecida como uma referência de qualidade no setor em todo o mundo.

A empresa é a terceira maior exportadora em Portugal e a maior geradora de Valor Acrescentado Nacional, representando aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 2,5% das exportações nacionais de bens, e mais de 30 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Em 2023, a The Navigator Company teve um volume de negócios de 1,953 mil milhões de euros. Mais de 92% dos seus produtos são vendidos para fora de Portugal e têm por destino 134 países.

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Bebidas

Yoco dá vida a Vaiana na sua nova edição limitada

A edição limitada de Yoco Vaiana 2 já está disponível nos super e hipermercados, em packs de seis e doze unidades.

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Yoco celebra a estreia do filme de animação “Vaiana 2” com uma nova edição limitada de garrafas colecionáveis. Através de uma parceria entre a Longa Vida – Lactalis e a The Walt Disney Company, os fãs poderão escolher entre 14 garrafas diferentes com várias personagens do filme.

“Vaiana é uma história inspiradora sobre família, aventura e coragem”, afirma Joana Dias, Group Brand Manager de Kids. “Com esta nova edição, pretendemos que as crianças embarquem nesta aventura, desfrutando de um lanche saboroso e nutritivo, já que conta com 100% ingredientes naturais, Vitamina D e é fonte de cálcio e proteína, enquanto celebram a nova aventura de Vaiana, que desta vez parte numa missão impossível para provar a si mesma do que é capaz e salvar o seu povo. Esta edição limitada é uma forma divertida de gerar conversação à mesa das famílias portuguesas, enquanto mergulha na magia da Vaiana 2.”, acrescenta.

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ESG

Projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ da Renova conquista Green Design International Award

O projeto nasceu do compromisso da empresa “em oferecer soluções que respeitem o ambiente, reduzindo o impacto ambiental da produção de papel tissue”, sublinhou a Renova ao Hipersuper.

A Renova viu o seu projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ ser galardoado com o Green Design International Award, atribuido pela World Green Design Organization.

A distinção premiou a sustentabilidade dos produtos reciclados e os processos inovadores que os origina, com destaque para as gamas ‘Recycled’ e ‘Love & Action’, “como exemplos de excelência ambiental e que incorporam o conceito de Green Design”, referiu a marca num comunicado.

Ao Hipersuper, fonte oficial da Renova explicou que o projeto ‘Low-Carbon Tissue Products’ nasceu do compromisso da empresa “em oferecer soluções que respeitem o ambiente, reduzindo o impacto ambiental da produção de papel tissue”.

“Este projeto está alinhado com o longo percurso de escolhas que, ao longo dos anos, se mostraram adequadas para a marca, mesmo quando as questões ambientais não estavam no centro das discussões. Um exemplo disso é que a Renova instalou a sua unidade de reciclagem na década de 80, antecipando-se às tendências de sustentabilidade que hoje são essenciais no mercado”, sublinhou a fonte.

O desenvolvimento da gama de produtos originada neste projeto obrigou a Renova a realizar alterações nos seus processos de fabrico, com a implementação de soluções inovadoras.” Este projeto, portanto, não só reflete a nossa preocupação com a sustentabilidade, mas também a inovação constante no nosso processo produtivo, que se adapta para responder às necessidades existentes”, destacou a mesma fonte.

Para este ano, no âmbito do ‘Low-Carbon Tissue Products’, a Renova projeta lançar, já no primeiro trimestre, novos produtos patenteados “que irão reforçar o nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, revela a fonte da empresa, sublinhando que “este é um tema transversal a todas as gamas e um imperativo para a marca”.

De referir que a cerimónia de entrega dos Green Design International Award decorreu em Bruxelas e contou com a presença de líderes globais, representantes governamentais e especialistas em sustentabilidade. Entre as 200 candidaturas, foram selecionados 10 finalistas em projetos que abrangem áreas como o design de turbinas eólicas, interiores de veículos automóveis, packaging e eletrodomésticos.

 

Sobre o autorAna Grácio Pinto

Ana Grácio Pinto

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Alegro Setúbal é o primeiro centro comercial em Portugal a receber classificação “eCIRCULAR” da ADENE

Este reconhecimento destaca o desempenho e as boas práticas do centro comercial na gestão de recursos e na promoção de uma economia circular.

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O Alegro Setúbal, gerido pela Nhood, tornou-se o primeiro centro comercial do país a conquistar a classificação “eCIRCULAR”, atribuída pela Adene– Agência para a Energia. Este reconhecimento destaca o desempenho e as boas práticas do centro comercial na gestão de recursos e na promoção de uma economia circular, refletindo o compromisso da Nhood com a sustentabilidade e a eficiência na utilização de recursos.

A classificação “eCIRCULAR” avalia o desempenho das organizações em áreas fundamentais da economia circular, como energia, água e resíduos, oferecendo também recomendações para melhorias contínuas.

Entre os resultados obtidos, a área de energia recebeu uma classificação de 62%, impulsionada pela instalação de painéis fotovoltaicos e pela implementação de medidas para a redução do consumo energético. Na gestão de água, o centro obteve 53%, fruto do sistema de aproveitamento de águas pluviais e do avanço na reutilização de águas cinzentas. Além disso, o Alegro Setúbal obteve 80% na gestão de resíduos, com iniciativas como o correto encaminhamento de resíduos, e 100% em certificações no domínio da sustentabilidade como a ISO 14001, BREEAM e Resíduo Zero. Com uma classificação global de 50%, este resultado é significativo para o setor de centros comerciais, reforçando o papel do Alegro Setúbal como um modelo de práticas sustentáveis e inovadoras.

No total, o Alegro Setúbal obteve uma classificação global de 50%, um marco relevante para o setor dos centros comerciais, posicionando-o como uma referência em práticas sustentáveis.

“Esta é uma valorização importante para a jornada de sustentabilidade do Alegro Setúbal, destacando-se como um exemplo no setor do retalho comercial em Portugal. Além disso, é também um reconhecimento do empenho da Nhood na implementação de práticas de gestão que respeitam os princípios da economia circular, ao investir em fontes de energia renováveis, reduzir o consumo de recursos e recuperar materiais. Continuaremos a liderar pelo exemplo, promovendo mudanças significativas que beneficiem tanto o ambiente como as comunidades onde operamos.”, sublinha João Jesus, Head of Sustainability and Operations da Nhood, em comunicado.

Desenvolvido pela Adene, o eCIRCULAR é um sistema abrangente de avaliação que incentiva empresas e organizações a implementarem práticas sustentáveis e de economia circular. Este modelo permite auditorias externas que avaliam o desempenho em circularidade, atribuindo classificações de A+ (a melhor) a F (a pior) e apresentando recomendações para melhorias contínuas.

 

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