Consumo FMCG Homepage Newsletter

Estudo. Dinheiro dos portugueses continua a não estar disponível para grandes compras

Por a 21 de Julho de 2015 as 10:41

consumoAs expetativas económicas dos consumidores portugueses diminuíram no segundo trimestre para 15,2 pontos (-0,6 pontos), face aos três meses anteriores, segundo um estudo da Gfk.

Apesar da cifra, “a disposição dos consumidores portugueses manteve valores positivos no que diz respeito à tendência económica nacional. Ao passo que, há um ano, o índice era negativo com -0,5 pontos, tem mantido o seu nível atual desde o outono passado. Os portugueses estão confiantes de que a sua economia irá também presenciar um crescimento constante, ainda que moderado, nos próximos meses”.

A expectativa positiva sentida, no geral, pelos consumidores portugueses em relação à situação económica não se reflete, contudo, nas expectativas que expressam sobre os rendimentos. “Em março, o índice estava nos 4,7 pontos, mas desde então perdeu 3,8 pontos, registando uma queda de 0,9 pontos em junho. A expectativa dos rendimentos continuou significativamente mais elevada do que o nível registado no ano anterior (junho de 2014: -16,7 pontos), no entanto, alcançou o seu nível mais baixo desde outubro de 2014”, explica o estudo.

“À luz do nível elevado do desemprego, os consumidores portugueses continuam a não ser capazes de cobrir mais do que as necessidades diárias. Após a longa recessão, o dinheiro continua a não estar disponível para grandes compras. Em junho, a disposição para comprar era de -24 pontos, o que estava apenas ligeiramente acima do nível registado em março (-24,5 pontos)”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *