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Praça da Figueira. O talho que quis ser um mercado

A ideia era comercializar carne alentejana na Praça da Figueira mas, como o espaço era demasiado grande, alargaram o conceito a outros produtos alimentares, apostando na conveniência. Hoje, recebem dois mil clientes diários

Ana Catarina Monteiro
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Praça da Figueira. O talho que quis ser um mercado

A ideia era comercializar carne alentejana na Praça da Figueira mas, como o espaço era demasiado grande, alargaram o conceito a outros produtos alimentares, apostando na conveniência. Hoje, recebem dois mil clientes diários

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Mercado Figueira 2A ideia era comercializar carne alentejana na Praça da Figueira mas, como o espaço era demasiado grande, alargaram o conceito a outros produtos alimentares, apostando na conveniência. Hoje, recebem dois mil clientes diários

O grupo Vitor&Vitor, ligado ao comércio de carne alentejana, demonstra uma aptidão especial para transformar talhos em lojas de conveniência. O negócio nasceu em 1978 e os cinco sócios gerentes não se ficam pelo produto estrela da casa.

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O Talho das Escadinhas, em Loures, fundou o grupo que conta já com oito espaços espalhados pela região de Lisboa. A carne é o produto comum às lojas que variam na restante oferta. O Talho Gourmet da Flamenga, por exemplo, é constituído por uma área de garrafeira, disponibiliza frutas e legumes, congelados, produtos regionais e caseiros, entre outros.

A mais recente transformação levada a cabo pelos empresários foi na Praça de Figueira, em plena baixa lisboeta. No espaço existia um supermercado, antes de passar para as mãos do grupo. “Vendia todos os tipos de produtos, desde artigos de a higiene até aos frescos”. Agora vende apenas produtos alimentares mas com outro nível de especialização no atendimento.

“A nossa especialidade é o talho mas o espaço é muito grande e alargámos o conceito à venda de produtos alimentares em geral”, conta Rui Joaquim, um dos gerentes do grupo, durante a visita do HIPERSUPER ao Mercado da Praça da Figueira.

O talho revestido de mercado abriu em 2013. “Remodelamos tudo e colocamos este conceito. Temos talho, charcutaria, frutaria, peixe fresco e colocamos nas prateleiras sumos, bolachas e por aí fora”. Uma outra aposta foi a cafetaria. A casa anterior, “vendia pão mas não tinha a parte de pastelaria”.

Colocaram nas prateleiras as marcas que tradicionalmente estão à venda nos estabelecimentos comerciais mas como não conseguem fazer concorrência às grandes superfícies, a grande mais-valia do novo mercado está na experiência proporcionada ao cliente.

“Tentamos sobretudo transformar o conceito de loja para dar uma melhor experiência de compra aos clientes, dar aquela atenção especial quando está a escolher carne ou quer comprar peixe. Com o produto de prateleira, temos mais dificuldade em fazer concorrência às grandes superfícies”. Porem, “no talho, por exemplo, temos um atendimento muito mais especializado”.

Média de dois mil clientes diáriosMercado da Figueira

A falta de estacionamento ou o horário mais limitado são os contratempos apontados pelo responsável na dinamização do espaço.

No entanto, apesar das desvantagens, o Mercado da Praça da Figueira está localizado numa zona privilegiada, por onde passam dezenas de turistas todos os dias, além de ser o espaço de eleição para muitos dos que vivem na zona.

“Mais de dois mil clientes por dia passam por aqui”. Um dos aspetos que mais atrai os consumidores é a arquitetura do espaço, que o responsável vê como um dos “produtos-estrela” do negócio.

Assim como o público, os fornecedores são portugueses e estrangeiros. “Alguma fruta vem do estrangeiro, o resto é fornecido por produtores portugueses, e temos a nossa própria produção de carne”.

Quanto às vendas “superaram as nossas expectativas e têm vindo a subir”.

Investimento em unidade industrial

Dedicando-se já há mais de 35 anos à comercialização da carne, o grupo decidiu estender os seus domínios à produção. Para isso, criaram a “empresa mãe” do grupo Vitor e Vitor – a VARN. “O nosso objetivo é que a esta seja a empresa abastecedora de todas as nossas lojas”.

Não têm marca registada mas têm “produção própria, desde a criação de animais até à transformação. Neste momento, estão a investir na capacidade produtiva. “Está a ser construída uma área industrial”, que vai produzir carnes transformadas para serem vendidas nas lojas.

 

 

 

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Aldi abre nova loja em São Marcos

Esta será a 149ª loja ALDI a nível nacional e criará cerca de 20 postos de trabalho.

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Abre esta quarta-feira, em São Marcos, uma nova loja Aldi. Situada no cruzamento entre a Estrada de Paço de Arcos e a Estrada de São Marcos, esta será a 149ª loja ALDI a nível nacional e criará cerca de 20 postos de trabalho.

Com uma área de vendas de 1.244 m² e estacionamento exterior com capacidade para 85 veículos, o estacionamento incluirá três lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, dogs parking e suporte para bicicletas. Adicionalmente, a loja contará com postos de carregamento para veículos elétricos e estará preparada para a instalação de painéis fotovoltaicos.

Além disso, em linha com o compromisso da Aldi em contribuir para as comunidades onde está inserida, a nova loja irá doar os seus excedentes alimentares à Associação Amigos de São Marcos, que apoia cidadãos em situação de vulnerabilidade.

Esta abertura integra-se na estratégia de expansão da Aldi, que tem como objetivo atingir 200 lojas em Portugal num futuro próximo, reforçando a sua presença nas regiões Norte, Centro e Sul. Em 2023, a Aldi abriu 19 novas lojas, sendo esta a oitava inauguração de 2024.

 

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Retalho

in-Store Media e Auchan renovam parceria por mais 5 anos

O investimento a realizar pela in-Store Media no reforço da solução Live Market na Auchan rondará um milhão de euros, já com a nova rede de sinalização digital com mais de 200 écrans em 35 lojas.

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A in-Store Media renovou a sua parceria com a Auchan Retail Portugal por mais 5 anos.

A parceria omnicanal estende-se ao e-commerce, on-site e off-site, e lojas físicas, com suportes tradicionais e digitais. O investimento a realizar pela in-Store Media no reforço da solução Live Market na Auchan rondará um milhão de euros, já com a nova rede de sinalização digital com mais de 200 ecrãs em 35 lojas.

A rede Live Market será “ainda mais espetacular”, refere a in-Store Media, com ecrãs de 65 polegadas nos corredores centrais, para impactar clientes em qualquer fase da jornada de compra e melhorar a experiência do cliente na loja.

Jordi Cassany, diretor geral da in-Store Media Portugal, refere a propósito da renovação da parceria com a Auchan que “se trata de mais um marco importante no setor de Retail Media em Portugal. Fomos pioneiros em permitir às marcas oferecerem aos consumidores uma experiência de compra homogénea e integrada, graças à oferta omnicanal da in-Store Media. É, por isso, um privilégio podermos continuar a ter a Auchan como parceiro de retalho e, agora, com uma oferta ainda de soluções de comunicação ainda mais alargada”.

Além deste investimento,  e segundo a empresa de shopper marketing omnicanal, vai continuar a melhorar a vertente do e-commerce da Auchan, com o alargamento da oferta à comunicação off-site.

A conjugação do on-site com o off-site permitirá ligar os consumidores às marcas numa experiência verdadeiramente omnicanal, com a simbiose entre a loja física e a loja online.

A in-Store Media acrescenta em comunicado que irá também tirar partido desta parceria para promover iniciativas a partir dos dados gerados, a fim de aumentar o valor das marcas anunciantes e personalizar a experiência dos consumidores.

Jordi Cassany acrescenta que, “a rede digital de Retail media na Auchan permite implementar campanhas programáticas graças aos dados obtidos sobre o comportamento dos consumidores no ponto de venda e, com isso, recolhermos informações cruciais que nos permitem avaliar a eficácia das ações implementadas e identificar áreas de melhoria.”

Solange Farinha, diretora de marketing & cliente da Auchan, afirma que “a Auchan está totalmente comprometida em melhorar cada vez mais a experiência de compra do cliente. E a parceria com a in-Store Media permite-nos renovar a oferta de Retail Media e reforçar o papel crucial da inovação e da digitalização enquanto ferramentas imprescindíveis para respondermos aos nossos clientes e a novos comportamentos de compra.”.

Do portefólio de soluções Retail Media nas lojas da Auchan, fazem parte o Alarm Media, para impactar 100% dos compradores que acedem às lojas, o Cart Media para comunicar ao longo de todo o percurso de compra e o Stopper e o Floor Media, localizados nas linhas de produto para completar a comunicação e converter a venda.

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Bebidas

Fedelho 2024 já no mercado

“Fedelho”, nome inspirado na irreverência e juventude deste vinho tinto, produzido exclusivamente com a casta Vinhão, uma uva que origina vinhos de cor intensa, com acidez vibrante e aromas a frutas de bagas bem maduras, já está no mercado.

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Lançado pelo do dia de São Martinho, o Fedelho é apresentado como o 1º do ano: “apenas 8 semanas após a vindima, é o primeiro Verde Tinto a chegar anualmente ao mercado e líder de vendas da sua categoria. Distribuído pela Vinalda, o lançamento deste vinho é uma celebração à nova colheita, pode ler-se no comunicado da Barcos Wines, Adega Ponte da Barca.

Este é o mais reconhecido vinho tinto da região dos Vinhos Verdes, cuja qualidade é proveniente das uvas da casta Vinhão nascidas de cepas velhas escolhidas nas vilas de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, pode ler-se também.

A vinificação é cuidada, de modo a retirar o maior potencial qualitativo das uvas: leve maceração, seguida de rápida fermentação com as películas, em cubas de cimento tradicionais, com leveduras selecionadas e a temperatura controlada (24 – 26 ºC). De seguida, o vinho é trasfegado e após um breve estágio é engarrafado muito jovem de modo a conservar os aromas da casta, é explicado. Deve ser apreciado a uma temperatura entre os 12 e os 14 º C.

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Retalho

Padaria Portuguesa celebra 14º aniversário com abertura de loja na Charneca da Caparica

Esta abertura assinala a sexta loja da marca na margem sul e um total de 77 lojas em território nacional.

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A Padaria Portuguesa inaugura esta terça-feira, no dia em que celebra o seu 14º aniversário, a primeira loja na Charneca da Caparica. Como mote comemorativo, neste dia, todas as lojas d’A Padaria Portuguesa vão oferecer aos clientes que as visitem mini pães de deus, o produto icónico da marca, em edição limitada.

A nova loja d’A Padaria Portuguesa na Charneca da Caparica vem reforçar a presença da marca a sul do Tejo com uma localização privilegiada de fácil acesso, mesmo à saída da auto estrada.

Aberta de segunda a domingo, entre as 7 e as 20 horas, a loja dispõe de 64 lugares sentados dentro da loja, e 32 na esplanada. A abertura irá contemplar 14 novos postos de trabalho.

“Este 14º aniversário é especialmente importante para nós, pois assinala o início do nosso plano de expansão para os próximos três anos. Deste plano faz parte a abertura de mais 40 lojas até 2028, o que irá permitir criar 600 postos de trabalho. A acompanhar este plano de expansão, pretendemos, acima de tudo, continuar a trabalhar para entregar, diariamente, produtos frescos, inovadores e de qualidade aos nossos clientes.”, afirma Nuno Carvalho, CEO d’A Padaria Portuguesa.

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I&D

ID Logistics aposta na IA para atingir a máxima eficiência operacional

A ID Logistics apostou firmemente na inteligência artificial como parte da sua estratégia de inovação, o que, segundo a empresa, lhe permitiu melhorar a eficiência das suas operações e oferecer um serviço mais rápido e eficaz aos seus clientes.

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Graças à implementação de tecnologias avançadas baseadas em IA, a empresa fez progressos significativos em áreas-chave como a previsão da procura, a gestão de inventário e a otimização das rotas de transporte, processos que têm um impacto direto nos níveis de satisfação dos clientes.

IA preditiva no planeamento e na tomada de decisões

Os benefícios associados à IA preditiva são claros: “A IA facilita a antecipação da procura através da análise de grandes volumes de dados históricos e atuais. Desta forma, pode prever padrões futuros, com base em modelos avançados de machine-learning. Isto facilita um planeamento de inventário mais preciso, minimizando tanto a acumulação de excedentes como as ruturas de stock”, afirma Berto Gil, Senior Manager de Digitalização e Inovação da ID Logistics Iberia, em comunicado. Devido à sua capacidade de antecipar as flutuações do mercado, a empresa otimizou as suas cadeias de abastecimento, o que melhorou não só a sua eficiência operacional, mas também a satisfação do cliente, ao assegurar que os produtos estão disponíveis a tempo, acrescenta.

Além disso, estas tecnologias avançadas permitem uma melhor afetação dos recursos humanos, ajustando a força de trabalho às necessidades operacionais de cada momento. Ao antecipar picos de procura em períodos intensos, como o Natal ou a Black Friday, ou períodos de baixa atividade, a equipa pode ser gerida de forma mais eficiente, conduzindo a uma maior produtividade e a uma maior satisfação no trabalho. Uma abordagem à gestão de recursos humanos baseada na IA permitirá reduzir os custos associados ao excesso de pessoal em períodos de baixa atividade ou, pelo contrário, antecipar a subcontratação de pessoal em períodos de pico, alcançando assim um equilíbrio perfeito entre a eficiência e o bem-estar dos trabalhadores, aponta.

Otimização e poupança com IA generativa

Uma das aplicações mais proeminentes da IA é a otimização de rotas e a sua rentabilidade, mais relacionada com a IA generativa e em combinação com o ramo preditivo. Através de algoritmos avançados, variáveis como o tráfego, as condições meteorológicas, as restrições rodoviárias ou a rentabilidade das rotas, são analisadas para conceber itinerários perfeitamente configurados em tempo real. Esta abordagem levou a uma redução significativa dos tempos de entrega e do consumo de combustível, resultando em poupanças de custos e numa redução significativa da pegada de carbono. Da mesma forma, estas ferramentas permitiram analisar os padrões de consumo e os dados de vendas para ajustar os níveis de stock de uma forma dinâmica, refere a ID Logistics.

Esta tecnologia está também a melhorar consideravelmente o processo de recrutamento, a analisar a documentação e a gerar ótimos perfis. Ao criar recomendações sobre os melhores candidatos com base nas necessidades específicas da empresa e nas competências exigidas, agiliza a seleção de recursos humanos, garantindo um processo mais eficiente e menos tendencioso, acrescenta.

Outra área chave é a automação avançada de armazéns. “A utilização de algoritmos generativos ajuda os sistemas de gestão destes espaços a adaptarem-se dinamicamente ao fluxo de mercadorias, reorganizando o inventário de forma autónoma e, por sua vez, antecipando futuros movimentos de stock”, salienta Berto Gil. Isto aumenta consideravelmente a eficiência na gestão dos espaços e agiliza as operações logísticas, sublinha.

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Alimentar

Queijos Santiago lança novo Alavão Manjericão e Tomilho

A Queijos Santiago continua a inovar na sua gama de queijos curados regionais: o novo queijo Alavão Manjericão e Tomilho já está disponível no mercado.

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Depois do sucesso de Alavão com Trufa Negra, este novo produto surge como um reforço na aposta da marca em proporcionar aos consumidores combinações de sabores únicos, mantendo sempre a autenticidade que caracteriza a Queijos Santiago.

Produzido com leite de vaca pasteurizado 100% português, o Queijo Alavão Manjericão e Tomilho combina a suavidade do tradicional queijo Alavão com a frescura das ervas aromáticas. As notas herbais do tomilho, levemente picantes, contrastam delicadamente com a doçura subtil do manjericão, criando um sabor equilibrado e versátil, ideal para diferentes momentos de consumo, descreve a Queijos Santiago,  empresa familiar com mais de 100 anos de experiência, em comunicado.

“Na Queijos Santiago, temos o compromisso de reinventar sabores tradicionais com novas tendências. O lançamento de Alavão Manjericão e Tomilho surge com o objetivo de impulsionar o crescimento do segmento e proporcionar aos nossos consumidores produtos relevantes e diferenciadores, que surpreendam e criem novas experiências sensoriais e momentos especiais”, sublinha Teresa Moniz, marketing & communications manager da Queijos Santiago.

 

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ESG

“Liberta-te dos Monstros” é a nova campanha de sensibilização ambiental da ERP Portugal

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do descarte correto e reciclagem responsável destes equipamentos, especialmente de grande porte, como monstros, a ERP Portugal incentiva os cidadãos a contactarem as juntas de freguesia de forma a agendar a recolha e contribuir para a economia circular.

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tagsERP

A ERP Portugal – Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Baterias (RB) lançaram a 31 de outubro a campanha “Liberta-te dos Monstros”. A iniciativa, que se insere no programa da ERP Portugal “Junta na Freguesia” inspira-se na temática de Halloween para incentivar o cidadão a entregar os seus velhos elétricos e eletrónicos nas juntas que já estão inscritas no programa e tem como inspiração a temática assustadora do Halloween.

Com o objetivo de sensibilizar a população para a importância do descarte correto e reciclagem responsável destes equipamentos, especialmente de grande porte, como monstros, a ERP Portugal incentiva os cidadãos a contactarem as juntas de freguesia de forma a agendar a recolha e contribuir para a economia circular.

Na campanha, os monstros têm sombras ameaçadoras – monstros que representam as consequências negativas do incorreto encaminhamento de REEE e RB. A campanha “Liberta-te dos Monstros” estará disponível nas redes sociais da ERP Portugal e será amplificada nas juntas de freguesia aderentes ao programa “Junta na Freguesia”, através de publicidade out of home.

“O descarte incorreto de monos/ monstros, onde se incluem os eletrodomésticos, pode ser um problema com elevado impacto ambiental se não for bem gerido. Quisemos, por isso, aproveitar o imaginário associado do Halloween para iniciar este reforço e para abordar de forma criativa um tema tão importante. Com esta campanha, pretendemos sensibilizar os cidadãos para a importância do correto encaminhamento de resíduos e, também, divulgar o programa “Junta na Freguesia”, que facilita o processo de descarte responsável em todo o país”, afirma Rosa Monforte, Diretora Geral da ERP.

O projeto “Junta na Freguesia” tem como objetivo sensibilizar as comunidades para a importância do correto encaminhamento de REEE e RB, contribuir para o conforto dos cidadãos e aumentar a recolha e reciclagem deste tipo de resíduos, através da criação de pontos de recolha nas juntas de freguesia aderentes.

A submissão de candidaturas e regulamento encontram-se no https://eureciclo.pt/junta-freguesia/

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Está a IA a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos?

Vanda Santos, diretora de serviço e qualidade da Adecco, responde…

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Os sistemas de Inteligência Artificial (IA) estão a transformar profundamente a gestão de recursos humanos nas empresas, trazendo mudanças significativas em várias áreas chave, nomeadamente no recrutamento, na gestão de talento ou na automação de tarefas. 

Vanda Santos, diretora de serviço e qualidade da Adecco, responde:

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem-se afirmado como um catalisador de mudanças no mercado de trabalho. Não só está a redefinir funções e tarefas, mas também está a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos. Na Adecco reconhecemos que esta transformação é uma oportunidade ímpar para melhorar o processo de recrutamento, tanto do ponto de vista da eficiência do recrutador como também da experiência do candidato.

Os assistentes de recrutamento virtuais, cada vez mais utilizados na fase inicial do processo, são um dos melhores exemplos em como a IA melhora significativamente a rapidez do processo e a adequação entre o perfil do candidato e a vaga de emprego.

Por exemplo, a triagem de currículos, um dos processos mais demorados e desafiadores, pode agora ser otimizada através de algoritmos de IA. Estes sistemas analisam currículos em frações de segundo, identificando os candidatos que melhor correspondem às especificações da vaga. Possibilitam também o envio automático de testes de conhecimentos e aptidões, que complementam a análise das capacidades dos candidatos em aspetos identificados como críticos para uma função (por exemplo o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro).

Outra tendência na utilização de IA no recrutamento são as entrevistas virtuais, onde a empresa define perguntas-chave, os candidatos gravam as suas respostas (em qualquer lugar e a qualquer momento) e a IA analisa as gravações, comparando-as com os critérios definidos.

Com base na informação gerada é possível disponibilizar rankings de adequação dos candidatos que responderam a um anúncio de emprego, o que não só economiza tempo, mas acima de tudo permite que as equipas de recrutamento se concentrem na avaliação qualitativa dos candidatos, em particular das suas competências comportamentais.

Estas tecnologias não só agilizam o processo, mas também ajudam a garantir uma avaliação mais imparcial, minimizando enviesamentos característicos de decisões humanas.

Além disso, a IA é reconhecida pela sua incomparável capacidade de análise de dados aportando informações relevantes na gestão do processo de seleção. Informações como o passado profissional de colaboradores bem-sucedidos, permite às empresas identificar padrões e características comuns, ajudando a prever quais novos talentos têm mais potencial para se destacar. Também a informação sobre as fontes de recrutamento que aportaram melhores resultados, permite planear os recrutamentos futuros de forma mais assertiva e direcionada.

Outro aspeto importante é o impacto positivo destes sistemas na experiência do candidato. Sistemas automatizados podem enviar feedback instantâneo, por exemplo do status de uma candidatura, responder a perguntas e até fornecer recomendações de desenvolvimento de carreira.

Por fim, é importante ressaltar que a IA não substitui a interação humana; antes, complementa-a. A verdadeira essência do recrutamento ainda reside no entendimento das necessidades dos candidatos e na construção de relações cada vez mais humanizadas. Na Adecco, continuamos a priorizar essa humanização, utilizando a IA como uma ferramenta para melhorar os nossos serviços e garantir que cada candidato se sente valorizado.

A inteligência artificial está, sem dúvida, a transformar o panorama do recrutamento. Ao abraçar estas tecnologias, estamos não só a encontrar talentos de maneira mais eficaz, mas também a oferecer uma experiência de recrutamento que coloca o candidato no centro de tudo. Esta é uma jornada que apenas começou, e estou entusiasmada com as possibilidades que nos aguardam.

Artigo publicado na edição 427

 

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30 entidades assinam manifesto pela água no Sudoeste Alentejano e no Algarve

O documento será assinado esta terça-feira, 05 de novembro, durante o primeiro encontro do movimento ‘Água ao Serviço de Futuro’, que vai decorrer em Odemira.

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O primeiro encontro do movimento ‘Água ao Serviço de Futuro’ é organizado pelas câmaras municipais de Odemira, Aljezur e Ourique, em parceria com a Lusomorango e realiza-se durante a manhã desta terça-feira, dia 5 de novembro.

Culmina com a apresentação e assinatura do manifesto ‘Água ao Serviço do Futuro’, subscrito por três dezenas de entidades, entre as quais câmaras municipais, empresas e associações empresariais de setores como indústria, turismo e agricultura, das regiões do Sudoeste Alentejano e do Algarve, e também associações setoriais nacionais.

Durante a sessão será apresentado ainda o estudo ‘Interligação Alqueva – Santa Clara – Odelouca: Reforço do abastecimento do Sudoeste alentejano e do Algarve com base em caudais derivados do sistema do Alqueva’, documento que consubstancia as propostas e reinvindicações do movimento.

A organização do evento revela que o movimento ‘Água ao Serviço de Futuro’ é uma iniciativa multisetorial “que tem como principal objetivo evidenciar a mobilização dos agentes económicos destas regiões para a urgência de concretizar soluções que assegurem a disponibilidade de água para os seus diversos usos, garantindo a sustentabilidade destes territórios e das suas populações”.

O primeiro encontro do movimento ‘Água ao Serviço de Futuro’ terá lugar no Santa Clara Country Hotel, em Santa Clara-a-Velha, município de Odemira, com início agendado para as 10 horas.

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Logística

Grupo Paulo Duarte leva água potável às populações afetadas na região de Valência

“Estamos empenhados em garantir que as populações recebam o apoio necessário para enfrentarem este momento crítico e para restabelecerem a normalidade o mais rápido possível”, afirma Gustavo Paulo Duarte.

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O Grupo Paulo Duarte, através da empresa espanhola Hur Trans, especializada no transporte de líquidos alimentares, mobilizou-se para garantir o abastecimento deste recurso essencial às populações afetadas  pela depressão DANA, que atingiu a comunidade valenciana, em Espanha.

Desde a última sexta-feira, a HurTrans iniciou a entrega de água portável nas zonas mais críticas da comunidade valenciana, onde a depressão DANA trouxe chuvas intensas e inundações, comprometendo o acesso à água portável para inúmeras famílias. Esta ação de apoio conta com o empenho direto de colaboradores do Grupo Paulo Duarte, que se voluntariaram para auxiliar na logística da distribuição de água, assegurando que a ajuda chega o mais rapidamente possível aos locais afetados, sublinha o o Grupo Paulo Duarte em comunicado.

“A depressão DANA criou uma situação de emergência e sentimos o dever de colocar a nossa experiência e capacidade logística ao serviço da comunidade”, afirma Gustavo Paulo Duarte, CEO do Grupo Paulo Duarte. “Estamos empenhados em garantir que as populações recebam o apoio necessário para enfrentarem este momento crítico e para restabelecerem a normalidade o mais rápido possível”, acrescenta.

Com esta iniciativa, o Grupo Paulo Duarte reforça o seu compromisso com a responsabilidade social e a capacidade de resposta em situações de crise, demonstrando que o setor dos transportes e logística pode desempenhar um papel fundamental no apoio humanitário.

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