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Poder de resposta na palma da mão

Por a 6 de Julho de 2015 as 18:33
Jorge Aragón, Director Geral Checkpoint Systems Espanha e Portugal

Jorge Aragón, Director Geral Checkpoint Systems Espanha e Portugal

Por Jorge Aragón, diretor geral da Checkpoint Systems em Espanha e Portugal

 No ano de 2014, os retalhistas europeus afirmam ter investido cerca de 380 milhões de euros apenas em sistemas de melhoria do compromisso dos seus colaboradores das lojas, segundo revelam dados de um estudo recente do ECR Shrink & On-Shelf Availability.

Tentar uma maior aproximação dos colaboradores aos clientes e à gestão da loja é uma preocupação constante dos retalhistas que procuram dar resposta às pressões que sofrem para alcançar os objetivos de venda sem descurar a experiência de compra do cliente.

De um modo geral, a gestão de uma qualquer loja de retalho exige, quer a gestores, gerentes e colaboradores, um cuidado apurado para com a experiência de compra do cliente, ao mesmo tempo que se procura sempre incrementar vendas, garantir reposições e visibilidade de stocks, e prevenir o furto, contando para tal com diferentes ferramentas – contadores de pessoas, antenas antifurto, detetor de ferramentas utilizadas para o furto, entre outras.

Este conjunto de soluções transmite aos retalhistas um conjunto elevado de dados que, quando mal interpretados, podem não inculcar informação totalmente válida aos mesmos ao não saberem interpretá-la, ao mesmo tempo que pode, em muitas situações, chegar tardiamente na hora de atuar.

Neste sentido, os provedores de soluções de prevenção de perda tentam estar um passo à frente na hora de ajudar e dar resposta às necessidades dos retalhistas. Em conjunto com estes têm vindo a ser desenvolvidas algumas aplicações que procuram isso mesmo: dar informação em tempo real aos retalhistas e seus colaboradores, outorgando poder de resposta imediata na hora de prevenir o furto e melhorar significativamente a experiência de compra do cliente.

Com a ajuda de smartphones, tablets e tecnologias semelhantes, desenvolvem-se aplicações (como a EVOLVE Store da Checkpoint), que ao momento indicam aos colaboradores exatamente quantas pessoas estão na loja, onde estão os perigos de furto, que alarmes estão a disparar, qual a visibilidade exata de stock, entre outras informações, compaginando numa única aplicação as informações provenientes de diferentes ferramentas que permitem dar exatamente resposta ao que se está a passar, desativar alarmes de forma remota, entre outros, melhorando exponencialmente a experiência de compra do cliente.

Incrementar vendas é, assim, possível com maior acuidade, ao possuir na palma da mão toda a informação necessária e fundamental para dar resposta quer aos perigos de furto, quer às necessidades do cliente, garantindo assim uma diminuição da pressão sobre retalhistas e colaboradores, que se repercute numa experiência de compra mais proveitosa para os consumidores.

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