Panificação e pastelaria portuguesas aumentam exportações em 2014
O segmento de massas congeladas foi o que mais cresceu em 2014 dentro do mercado do panificação e pastelaria em Portugal. As exportações aumentaram 6,3%

Ana Catarina Monteiro
Lisbon Bar Show apresentou novidades
Papa Johns continua expansão em Portugal com nova abertura no Barreiro
Abertas as candidaturas ao Prémio de Excelência Logística 2025
Centro de Investigação para a Sustentabilidade recebe produtores de pequenos frutos em Odemira
Bacalhôa conquista distinções no Mundus Vini Spring Tasting 2025
Leroy Merlin lança boxers de cintura subida pensados para evitar “revelações inesperadas”
Sónia Gonçalves reforça equipa de industrial & logistics da Adecco Portugal
AEP promove missão empresarial ao Canadá
CONFAGRI promove seminário sobre desafios na atividade pecuária
“A categoria de queijo tem sido uma das mais dinâmicas do universo lácteo”
O segmento de massas congeladas foi o que mais cresceu em 2014 dentro do mercado do panificação e pastelaria em Portugal. As exportações aumentaram 6,3%, situando-se nos 187 milhões de euros.
O estudo Sectores Portugal “Panificação e Pastelaria Industriais”, publicado pela Informa D&B, dá conta que o mercado de panificação e pastelaria industriais registou um crescimento de 2,1% em 2014. O valor das vendas em Portugal situou-se nos 625 milhões de euros, face a 612 milhões no exercício anterior.
Relativamente ao comércio externo, as exportações atingiram os 187 milhões de euros em 2014, 6,3% acima dos 176 milhões de euros apurados no ano transato. Espanha constitui o principal destino das vendas para o exterior, assumindo uma quota sobre o total acima de 45%. O valor das importações, por seu lado, situou-se em 296 milhões de euros, um aumento de 0,3% face a 2013.
O segmento de massas congeladas tem registado nos últimos anos um crescimento superior à média do mercado. No exercício de 2014, o mercado de massas congeladas registou um crescimento de 2,9%, percentagem semelhante à dos anos anteriores, alcançando um valor de 178 milhões de euros.
No setor de panificação e pastelaria operam perto de 4 600 empresas, que geram um volume de emprego de cerca de 30 mil trabalhadores. A maior parte destas empresas corresponde ao segmento de panificação, que contava com 4 428 empresas a operar em 2012, incluindo estabelecimentos de elaboração artesanal. Nesse ano contabilizaram-se 224 fabricantes de bolachas, de bolos e de pastelaria industrial. Cerca de 80% dos operadores tem menos de dez empregados, e apenas seis contam com mais de 250 trabalhadores.