Rótulos ‘clean’ são “principal tendência” para indústria alimentar em 2015
Os produtos e rótulos ‘clean’, com listas de produtos mais claras e específicas quanto à natureza do produto, são a princicpal tendência para 2015, revela a Innova Market Insights
Ana Catarina Monteiro
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Os produtos e rótulos ‘clean’, com listas de produtos mais claras e específicas quanto à natureza do produto, são a principal tendência para 2015, revela a Innova Market Insights.
Os rótulos ‘clean’, ou com mais transparência na informação ao consumidor, tornaram-se mais do que uma tendência. Os consumidores pedem listas com mais ingredientes reconhecíveis e mais pequenas e os fabricantes, por sua vez, demonstram uma maior preocupação com a origem e a natureza dos produtos que colocam à venda no mercado.
Assim, aumenta a urgência de uma definição do conceito de produto “natural” na indústria alimentar, por parte de consumidores, retalhistas e produtores. As etiquetas dos alimentos estão atualmente a tornarem-se cada vez mais claras e específicas.
Para a Innova Market Insights, a rotulagem transparente deixou de representar uma área de nicho para a indústria de alimentos e bebidas e encabeça o top 10 das tendências para o mercado em 2015.
Segundo dados da empresa de estudos de mercado, mais de 20% dos produtos registados em 2014 nos Estados Unidos da América com posicionamento em rótulos ‘clean’ cresceram 17% face a 2013.
Nota ainda um aumento do interesse por produtos feitos a partir de açúcares naturais, como os que se encontram na fruta, com cores provenientes diretamente de vegetais como a beterraba, assim como está a desaparecer também a utilização de outros componentes artificiais de alteração dos produtos alimentares, como os engrossantes.