Aveiro inaugura polo para a comunidade empreendedora ainda este ano
“A inovação e o empreendedorismo não são apenas chavões, mas antes oportunidades para as pessoas se sentirem mais realizadas num ecossistema a que sentem que pertencem”

Rita Gonçalves
Clube de Produtores Continente comprou mais de 620 milhões de euros à produção nacional em 2024
Simple lança Oat Shakes e reforça aposta em soluções práticas e nutritivas
Mercadona aumenta em 19% o volume de compras a fornecedores nacionais em 2024
Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
Lidl relança programa de estágios de verão para universitários com modelo flexível e remunerado
Absorvit lança nova campanha e reforça importância do magnésio na performance desportiva
A Leiteira estreia-se no segmento dos iogurtes com nova gama 100% natural
Nova loja Intermarché em Leiria permite a criação de 50 postos de trabalho
Fundação Mendes Gonçalves quer nutrir futuros e regenerar legados na Golegã
Vinted reforça parceria logística com a InPost para entregas em oito países, incluindo Portugal
“A inovação e o empreendedorismo não são apenas chavões, mas antes oportunidades para as pessoas se sentirem mais realizadas num ecossistema a que sentem que pertencem”.
A frase é do Pró-reitor da Universidade de Aveiro (UA), Filipe Teles, por ocasião do “IERA – Impacto gerado, oportunidades e desafios 2020”, que pretendeu fazer um balanço e olhar para o futuro do percurso da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA), projeto que une os 11 municípios da Região, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a UA, numa parceria dedicada ao empreendedorismo, à inovação social e à criação de emprego.
100 empresas e ideias de negócio e mais de 300 postos de trabalho criados. Apesar de positivo o balanço, é preciso agora ser-se ainda “mais inteligente e ficar atento para poder aproveitar todos os recursos”.
Aveiro inaugura polo no final do ano
Entre os depoimentos dos representantes dos polos de incubação que integram a IERA, destaca-se a Incubadora de Empresas de Águeda, representada por Luís Almeida, que criou um Banco de Investidores Locais, cujo objetivo é que os cidadãos possam contribuir não só financeiramente para as ideias e empresas incubadas, mas também com serviços ou conhecimento.
Já André Cester Costa, interlocutor técnico do polo de Aveiro, ainda por inaugurar, revelou que este estará disponível no último trimestre deste ano e com condições de excelência para a comunidade empreendedora aveirense.
Disfagi vence concurso Start Aveiro Region
A tarde iniciou-se com a apresentação de algumas ideias de negócio participantes no concurso de ideias de negócio Start Aveiro Region, assim como do ‘pitch’ da ideia vencedora do concurso, a Disfagi, uma plataforma de apoio aos clínicos na luta contra a disfagia, a dificuldade de deglutir alimentos ou bebidas associada a doença ou velhice.
O painel de oradores contou ainda com alguns representantes de empresas e atividades da IERA, tal como o contributo do professor responsável pelo Clube do Empreendedorismo Escolar de Albergaria-a-Velha, Edgar Borges, que salientou que é “muito importante criar uma cultura local empreendedora nos jovens” e que deixou o desafio para que se se “deixem os jovens brilhar”.
João Baptista, da Mud Cycles, empresa de Ovar que produz bicicletas em madeira, elogiou o impacto da IERA na evolução do seu negócio, afirmando que foi essencial a “orientação para mercados externos e a ajuda no alcance da direção certa”.
Até 2020, a meta passa por “consolidar o ecossistema inovador criado através de uma Região de Aveiro Empreendedora, assente num programa regional de inovação, empreendedorismo e criação de emprego, com programas financiados e destinados essencialmente à valorização de competências, à articulação das ofertas e à requalificação profissional”.