FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Filosofia japonesa garante melhor desempenho à Adega de Borba

Por a 1 de Julho de 2015 as 14:34

adega_borba.jpgA Adega de Borba adotou há mais de um ano o programa de melhoria contínua do Kaizen Institute, obtendo um aumento na produtividade das áreas de produção e logística de, respetivamente, 13% e 12%.

Originária do Japão, a consultora de gestão Kaizen Institute implementou uma metodologia com o objetivo de reforçar os níveis de competitividade através de uma optimização em todas as áreas de negócio da Adega de Borba. A produtora de vinho tomou a medida no âmbito do projecto “Mais Indústria + Produtividade” da Associação Industrial Portuguesa (AIP).

“Um ano e meio depois, os resultados demonstram o sucesso da implementação desta metodologia: diminuição das horas extra em 18%, aumento de 13% da produtividade na área da produção e aumento de 12% da produtividade na área Logística”, explica ‎Helena Ferreira, diretora de Produção e Qualidade da Adega de Borba.

A Adega de Borba apostou no programa com vista a garantir uma maior eficiência nos diversos processos de trabalho do dia-a-dia, eliminando e reduzindo desperdício, diminuindo custos e promovendo ainda a auditoria de suporte à prática da melhoria contínua.

Esta filosofia pressupõe alguns aspetos-chave, que devem ser interiorizados por todos os colaboradores, como por exemplo, ver nos problemas oportunidades de melhoria, apostar na mudança de pequenas rotinas, questionar tudo sem paradigmas, eliminar ou reduzir desperdícios, entre outros.

“Uma das características do Projeto Kaizen é também a envolvência de todos os colaboradores, ou seja, o próprio facto de terem sido envolvidas todas as áreas e todos os colaboradores da Adega de Borba gerou uma mudança cultural e comportamental, originando ações de melhoria contínua por parte de todos”, explica a marca em comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *