Mobiliário nacional encontra potencial em 2015 na Alemanha e China
A indústria mobiliária nacional, que exporta a maior parte da sua produção, prevê uma melhor performance em 2015 face ao ano anterior, segundo o primeiro Barómetro Art on Chairs/Paredes

Ana Catarina Monteiro
Mais de 5,5 milhões de portugueses compram online. Crescimento “reflete uma evolução natural dos hábitos de consumo”
Cegid conclui a aquisição da sevdesk e expande fornecimento de soluções para micro e PME
Renova foi tema de estudo no MBA da Stanford Graduate School of Business
Confagri e Fenapecuária temem exclusão de apoios à doença da língua azul
Jose Luis Ramallo vai liderar a Beiersdorf Portugal
Novo molho Chucrute Vegan Creative disponível em exclusivo no Food Lab das lojas Continente
Jerónimo Martins conquista classificação máxima no combate às alterações climáticas pelo 4º ano consecutivo
Coca-Cola traz para Portugal o chá gelado Fuze Tea
Futuros especialistas internacionais do vinho e da vinha visitaram o Dão
Governo cria comissão consultiva para aumentar as exportações do agroalimentar
A indústria mobiliária nacional, que exporta a maior parte da sua produção, prevê uma melhor performance em 2015 face ao ano anterior, segundo o primeiro Barómetro Art on Chairs/Paredes.
Depois do encerramento da edição 2014/2015 do Art on Chairs*, evento internacional de promoção à inovação na indústria cuja segunda edição aconteceu em Paredes e Lisboa, foi levado a cabo o primeiro Barómetro Art on Chairs/Paredes.
51% dos empresários de Paredes, no Porto, que atuam no ramo de mobiliário antecipam uma melhor performance do setor de mobiliário português em 2015 relativamente ao ano anterior, contra menos de 33% a considerar que será um ano igual a 2014.
A região representa metade do volume de negócios da indústria nacional mobiliária – cerca de 400 milhões de euros dos anuais 800 milhões de euros -, sendo que 90% da produção local se destina à exportação.
Para a análise foram auscultados 41 representantes de empresas de várias dimensões, das quais 41,5% têm até um quarto da faturação assente na exportação, sendo que mais de 75% do seu volume de negócios é proveniente de mercados externos (36,6%).
A Europa surge no topo da tabela dos mercados com maior potencial, apontada por 58% dos empresários, seguida de África com 18,4% e Ásia com 13,2%.
Por países, a Alemanha com 26,3% é o destino com maior potencial de crescimento para a indústria portuguesa, seguida da China com 21,1% e do Reino Unido que reúne 13,2 das respostas. Angola é apontado por 10,5% dos inquiridos.
Quanto à matéria-prima com maior procura para a produção mobiliária, os aglomerados são apontados por 71,8% dos empresários e a madeira maciça por 23,1%. O segmento “contract” (restauração, hotelaria, complexos residenciais, espaços comerciais, entre outros) lidera as áreas com maior potencial, com 42,1% das respostas, o segmento “casa” é para 36,8% o que apresenta mais oportunidades e o “art & decor”, em terceiro lugar, foi indicado por 13,2%.
As prioridades para os gestores das empresas são a redução de desperdícios (53,1%), a abertura de novos mercados (51,3%), o aumento da rentabilidade (45,9%) e da produtividade (45,7%).
Cerca de 83% das empresas inquiridas dedicam-se a mobiliário moderno e 56,1% participou na edição 2014/2015 do Art on Chairs. O período de auscultação deste barómetro decorreu entre 11 de maio e 2 de junho de 2015.
*Art on Chairs é um evento internacional que promove o design e a criatividade contemporânea na indústria e desenvolvimento transversal. Traduz-se num programa de exposições, concursos, residências, atividades educativas e itinerância internacional. Esta que foi a sua segunda edição (2014/15) realizou-se em Paredes e Lisboa. A edição de estreia, em 2012, foi premiada pela Comissão Europeia através dos RegioStars, atribuídos aos projetos regionais mais inovadores e inspiradores.