Projeto Freshmeat AP pretende duplicar o tempo de vida comercial da carne
Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne com recurso à tecnologia de Alta Pressão
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Ana Catarina Monteiro
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Com o projeto Freshmeat AP, as indústrias de carne do Grupo Primor e a Universidade de Aveiro pretendem alargar o prazo de vida comercial da carne.
A Indústria de Carnes do Minho (ICM) e a Central Carnes, empresas pertencentes ao Grupo Primor, juntaram-se à Universidade de Aveiro em prol da inovação no setor agroalimentar e lançaram o projeto Freshmeat AP, cujos resultados são apresentados no dia 22 de junho pela mão da PortugalFoods, no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.
Os produtos de carne fresca fatiada de suíno e bovino são produtos de grande importância no canal de comércio alimentar. Porém, estão limitados na sua comercialização devido ao seu tempo de prateleira ser muito reduzido.
O objetivo da pareceria entre as entidades é aumentar o prazo de vida comercial de carne fresca para o dobro ou triplo do tempo, recorrendo à tecnologia de Alta Pressão, que permite pasteurizar alimentos em condições atérmicas – à temperatura ambiente ou a temperaturas de refrigeração -, aumentando assim a segurança microbiológica dos alimentos, ao mesmo tempo que preserva a sua qualidade nutricional.
A PortugalFoods vai promover uma sessão dirigida ao setor agroalimentar, com o objetivo de promover a partilha de conhecimento entre o tecido empresarial e as Entidades do Sistema Científico Nacional e com vista à promoção da inovação e da competitividade da fileira.