Brainstorm FMCG Homepage Marcas Newsletter

Brainstorm. Como contornar o ‘zapping’ nos intervalos dos programas televisivos?

Por a 22 de Junho de 2015 as 15:50
Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes, Pedro Sanches, Director Design, Gonçalo Santos, Direcção Criativa, Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

Da esquerda para direita: Gonçalo Furtado, Director Serviço a Clientes,
Pedro Sanches, Director Design,
Gonçalo Santos, Direcção Criativa,
Ricardo Sá, Director Produção, Alfredo Rente, Presidente CA, Bruno Rente, Administrador, e Paula Mota, Direcção Media

‘Brainstorm’, a nova rubrica do Jornal Hipersuper, nasceu para criar um espaço de “troca e partilha de ideias” entre os leitores do jornal e especialistas na área do grande consumo. Esclareça as suas dúvidas e peça conselhos à equipa da agência de publicidade Opal, parceira do Hipersuper neste projeto. Envie um e-mail AQUI

 Pergunta do leitor Paulo Silva

A proliferação de canais de televisão reduz cada vez mais o impacto da publicidade tradicional. O público faz ‘zapping’ nos intervalos dos programas e, por isso, os ‘shares’ de audiência de publicidade são muito diferentes daqueles que são calculados para os programas. Como é que as marcas estão a reagir a este facto?

Resposta de Paula Mota, Diretora de Media da Opal Publicidade (ver imagem)

Na realidade, o ‘share’ de audiência dos blocos publicitários é, habitualmente, inferior ao dos programas.

A tendência, quase generalizada, que o telespetador tem para fazer ‘zapping’ deve-se, em primeiro lugar, à duração – em média de cerca de 14 minutos – dos blocos publicitários que passam nos canais de televisão privados (SIC e TVI) e, de cerca de 8 minutos,  na RTP1. Em segundo lugar, a possibilidade de gravação de programas também contribuiu para esta questão.

Para tentar ultrapassar este efeito, os anunciantes estão, cada vez mais, a optar por comprar blocos exclusivos (exibidos dentro dos programas), ‘spots’ isolados (no inicio ou fim do bloco publicitário) ou localizados (nas três primeiras ou duas últimas posições).

Para uma maior eficácia, a compra de ‘softsponsoring’ dentro das novelas permite a integração/demonstração do produto de uma forma natural.

O patrocínio de programas é também uma opção viável para aumentar a notoriedade das marcas, através da localização de cartões de 5” e de spots no início e fim dos blocos publicitários.

 [email protected]

 

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *