Distribuição Homepage Newsletter

Publicidade no ponto de venda vale entre €10 a 20 milhões em Portugal

Por a 15 de Junho de 2015 as 11:43

Nuno saraiva da ponteO investimento em publicidade no ponto de venda está a crescer, ao contrário do investimento em suportes tradicionais.

Apesar de não haver dados oficiais, Nuno Saraiva da Ponte, Diretor Geral da In Store Media, especialista em comunicação no ponto de venda, estima que o mercado publicitário na loja deverá representar entre 10 a 20 milhões de euros, dependendo se as contas incluem os valores dos centros comerciais, entre outros fatores. Enquanto o mercado global de publicidade tradicional em Portugal perdeu 300 milhões de euros, desde 2007, e vale hoje cerca de 400 milhões de euros, esclarece.

Há um número consensual que indica que 70% dos consumidores tomam a decisão de compra no ponto de venda. Mas como se chegou até este número mágico?

“Estudos recentes que levamos a cabo em Espanha indicam que um total de 92% faz uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Regra geral, não escrevem nomes de marcas mas sim as categorias que necessitam, com exceção de algumas, onde as próprias marcas dão nome à categoria. Depois, quando chega à loja o consumidor depara-se com dois tipos de categoria: as de destino – que previamente selecionou – e as categorias de impulso. E nesta última é toda a comunicação em loja que vai despoletar a compra. Mais um dado: um supermercado de dimensão média em Portugal tem cerca de 15 mil referências. Destas 15 mil, o consumidor, que em média está na loja durante 40 minutos, apenas leva 10. Não só porque o consumidor não quer gastar dinheiro mas porque são desperdiçadas muitas oportunidades. Há um manancial de oportunidades gigante e não se pense que o consumidor cria hoje tais barreiras que não é possível entrar no seu ‘mindset’”, sublinha o Diretor Geral da In Store Media, por ocasião de um debate que o Hipersuper organizou para debater os desafios da era digital no comportamento do consumidor.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *