Newsletter Opinião

Os sete benefícios da ‘Digital Data’ para o setor agroalimentar, por António Varandas (Schneider Electric)

Por a 25 de Maio de 2015 as 12:22

unnamedPor António Varandas, Marketing & Business Development Industry Manager da Schneider Electric

Os fabricantes da indústria alimentar e de bebidas (setor agroalimentar) devem, obrigatoriamente, manter a mais estrita conformidade com os regulamentos e normas de segurança de processamento locais e internacionais.

O aumento da recolha (recall) de produtos de consumo nos últimos anos veio reafirmar a importância do registo e comunicação de dados para uma resolução rápida de eventuais problemas, que muitas vezes colocam em risco a rentabilidade da produção.

Garantir a segurança e qualidade ao mais elevado nível dos produtos de consumo é uma necessidade de primeira instância. Sendo que o processamento de alimentos é sensível e submetido a limitações temporais e de temperatura, é necessário um registo minucioso de cada etapa do processo.

Porém, muitos fabricantes ainda dependem de suportes em papel para registar os fluxos de dados associados com a miríade de processos e equipamentos. Converter o sistema manual de registo num método digital automático economiza tempo e dinheiro, além de manter a conformidade regulatória e garantir a integridade dos dados.

 Conheça sete benefícios da Digital Data para o setor agroalimentar:

  1. FACILIDADE DE RECOLHA DE DADOS

Mesmo utilizando medidores de consumo de energia e sensores, os fabricantes necessitam de um método que lhes permita facilmente e em tempo real recolher, gravar e calcular dados de produção, de forma a poderem ser utilizados para análise e transmitidos em relatórios.

  1. PROCESSOS DE BENCHMARK MAIS PRECISOS

A gravação dos processos na indústria alimentar e de bebidas tem como principal objetivo a possibilidade de utilização dos dados para processos de benchmark ao longo do tempo. A comparação entre diferentes processos de benchmark é uma vantagem valiosa para a otimização

do nível de eficiência durante a produção, aumentando os lucros através de melhores OEE (Overall Equipment Effectiveness) e TEEP (Total Effective Equipment Performance).

  1. MAIOR SEGURANÇA DE DADOS

Algumas das regras e normas de segurança alimentar obrigam a que o sistema de registo de dados permita perceber se os mesmos foram alterados ou, de alguma forma, invalidados. Ao escolher um método de registo de dados, deverá ser dada preferência a um formato não editável.

Gravadores de dados e alguns autómatos programáveis de precisão permitem guardar ficheiros binários, resistentes a qualquer intervenção abusiva e somente visualizáveis através de software específico.

  1. CONFORMIDADE COM NORMAS LOCAIS E INTERNACIONAIS

A monitorização e registo da temperatura é essencial no armazenamento de bens perecíveis, como leite ou carne, o que tem levado os fabricantes europeus a fazerem a migração para soluções de monitorização em conformidade com as normas 21 CFR Part 11 e 113, assegurando a flexibilidade de processamento e produção no futuro.

  1. ACABAR COM REGISTOS EM PAPEL

Despedir-se dos registos em papel, transitando para o formato digital permite: reduzir custos com o consumo, armazenamento e destruição segura de papel; reduzir o tempo de gestão, já que deixa de ser necessária a substituição regular de papel e outros materiais de escritório; reduzir o risco de erro graças a um registo automático e digital; e facilitar a visibilidade e análise dos dados, uma vez que podem ser visualizados num computador, tablet ou smartphone.

  1. ANÁLISE LOTE A LOTE

A definição de lotes e registo digital de dados é especialmente benéfica para os departamentos de qualidade, permitindo economizar tempo e aceder a todos os dados necessários de forma a facilitar a elaboração de relatórios e permanecer em conformidade com normas locais e internacionais.

Com o software adequado é possível registar lotes individuais apenas através de um botão de ‘start/stop’ ou via ‘input’ externo, através de um scanner de código de barras, além de os dados de cada lote serem facilmente recuperáveis num computador. Outra funcionalidade importante é a possibilidade de analisar em pormenor os dados gerados em áreas problemáticas, aceder ao historial de dados e acionar mensagens de alarme.

  1. RELATÓRIOS SIMPLIFICADOS

Todos os fabricantes da indústria alimentar e de bebidas precisam de fornecer relatórios para comprovarem a conformidade com normas processuais, analisarem o consumo de energia e apresentarem resultados de KPI.

Software especialmente desenhados para aplicações de automação industrial facultam modelos de relatórios configuráveis em formato PDF seguro, juntamente com drivers para a recolha de dados de uma variedade de dispositivos e de fontes de arquivo, que podem ser diretamente enviados para o destinatário.

*Artigo escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *