Distribuição Homepage Newsletter

Três em cada quatro portugueses consideram que o país está em recessão

Por a 19 de Maio de 2015 as 12:43

crise_quebra_confiancaTrês em cada quatro portugueses consideram que o país está em recessão, revela o Estudo Global de Confiança dos Consumidores elaborado pela consultora Nielsen.

Um total de 62% dos entrevistados afirma mesmo que esta situação se irá manter nos próximos doze meses. Apenas 10% dos portugueses se revela confiante em sair da crise a curto prazo.

Leia também Confiança dos portugueses alcança valor mais elevado desde 2006

Face a esta recessão, 72% dos portugueses modificaram a sua forma de gerir o orçamento familiar com o intuito de poupar. A principal medida é a redução no lazer fora de casa (62%), menor consumo em gás e eletricidade (60%) e menor aquisição de roupa (59%).

“Não obstante, é muito indicativo o facto de 55% dos portugueses terem optado por passar a comprar marcas mais baratas de alimentação com o intuito de aliviar as contas do lar.  No entanto, quando a situação económica melhorar, os portugueses irão fazer menos contenção na despesa, embora três em cada dez pessoas irão continuar a optar por marcas mais baratas no supermercado. O comportamento com mais intenção de manter-se é a tentativa de poupar a partir de um menor consumo de gás e eletricidade, atitude esta que metade dos consumidores continuará a manter mesmo que o país regresse a um contexto económico positivo”, sublinha a consultora.

De acordo com o diretor geral da Nielsen Ibéria, Gustavo Núñez, “embora seja verdade que em Portugal o nível de confiança é geralmente baixo independentemente da situação económica, é imprescindível os portugueses ganharem confiança no terreno profissional e no rendimento disponível. Ambos elementos são fundamentais para o crescimento do consumo. A partir do momento em que a situação económica melhorar, os portugueses pretendem sair e gastar mais em lazer, confirmando assim que o consumo fora do lar é um termómetro muito fiável da confiança do consumidor”.

*Texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *