Distribuição Homepage Newsletter

Fusão entre Ahold e Delhaize pode culminar na quarta maior retalhista da Europa

Por a 12 de Maio de 2015 as 13:18

delhaizeRoyal Ahold NV e Delhaize Group. As duas cadeias europeias de supermercados a operar em comum na área do Benelux e nos E.U.A., confirmaram a possibilidade de uma fusão para conquistarem terreno nos dois lados do oceano.

A Ahold está sediada na Holanda e detém 49% da portuguesa Jerónimo Martins Retalho, dona do Pingo doce. Depois de anunciada hoje a possível fusão com a belga Delhaize, segundo a Bloomberg Business, as duas retalhistas assistiram à valorização das suas acções.

As conversações estão ainda em fase preliminar entre as duas cadeias que têm em comum o facto de operarem nos Estados Unidos e na Europa. Caso a fusão se concretize pode levar a um negócio com vendas acima dos 54 biliões de euros, alcançando mais de 4% do total do retalho alimentar no país norte-americano, onde a rede pode cobrir toda a costa este. Também na Europa, a coligação pode culminar na quarta maior empresa no sector alimentar. As previsões são da Natixis, citadas pela mesma fonte.

A especulação à volta dos dois negócios aumentou mesmo antes da possibilidade de acordo ser anunciada. Desde o final da semana passada os títulos valorizaram 17% para a Delhaize e 8,3% para a Ahold.

Esta manhã, as acções da Delhaize subiram 3,6% para os 85,88 euros na bolsa de valores de Bruxelas e as da Ahold valorizaram 3,7% em Amesterdão. A empresa belga ficou assim avaliada em 8,9 biliões de euros e a holandesa, parceira da Jerónimo Martins, ficou com o valor de mercado situado nos 16,9 biliões de euros.

Segundo as análises, a fusão pode levar a uma economia de 600 milhões de euros, alavancando a concorrência no mercado americano, o qual representa 60% das vendas de ambas as cadeias europeias.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *