Como se comportaram os lares no feriado do 1º. Maio
As promoções do feriado do 1º. Maio levaram 21% dos lares portugueses às lojas para encher a dispensa
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Rita Gonçalves
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As promoções do feriado do 1º. Maio levaram 21% dos lares portugueses às lojas para abastecer a dispensa.
Comparando com o mesmo feriado do ano passado, a distribuição conseguiu um aumento de 5% no tráfego nas lojas. “Este aspecto é relevante porque a tendência dos últimos meses tem sido uma constante redução das visitas às lojas do grande consumo”, sublinha um comunicado da consultora Kantar Worlpanel.
Em termos das preferências pelas diferentes insígnias da distribuição, neste dia, 33,8% dos lares compraram no Continente e que 43,3% dos compradores foram ao Pingo Doce. “Este valor representa mais 6 pontos percentuais versus a média semanal, no caso do Pingo Doce, o que indica uma afinidade dos compradores com este dia nesta insígnia, em particular”.
Embora, face ao 1º Maio do ano passado, o Continente foi a insígnia que mais melhorou em termos de atractividade de compradores: passou de 20.1% do ano passado para 33.8% em 2015.
As insígnias Lidl e Minipreço aproveitaram menos bem este feriado, com valores de penetração inferiores as suas médias semanais de 2015. “Outros operadores e os tradicionais também não aproveitaram da melhor forma este dia, em que a maioria das famílias activas não foi trabalhar”, remata a Kantar.