Portugal é “país piloto” para novo formato de loja da Media Markt
A Media Markt, detida pelo grupo alemão Metro, vai implementar em todo o parque de lojas portuguesas uma experiência de compra multi-canal. O país será o primeiro a receber o novo formato da insígnia de tecnologia
Ana Catarina Monteiro
CONFAGRI saúda adiamento do Regulamento Anti Desflorestação
Mercadona abriu em Évora
Lidl reforça meta de zero emissões de gases com efeito de estufa até 2050
Patente da portuguesa Nolita permite eliminar açúcares e adoçantes adicionados
María José Sánchez: “Portugal é um mercado chave para a Fruit Attraction”
IACA doa 30 toneladas de ração a produtores afetados pelos incêndios
Região dos Vinhos de Lisboa dá a provar 100 vinhos de 50 produtores no festival gastronómico Heróis do Mar
Gonçalo Santos Andrade: “Vamos fazer história!”
ACIBEV assinala campanha Vitævino com vídeos a destacar a importância do setor
Freeport Lisboa Fashion Outlet apoia Refood e acolhe novo centro logístico
A Media Markt, detida pelo grupo alemão Metro, vai implementar em todo o parque de lojas português uma experiência de compra multi-canal. O país será o primeiro a receber o novo formato da insígnia de tecnologia.
“Saturn não é uma opção para Portugal”, diz Pieter Haas, MSH e Member of the Management Board do grupo Metro, que considera que o mercado nacional está saturado a nível de oferta de tecnologia. “Não somos líderes em Portugal, ao contrário de Espanha, pelo que não se justifica a introdução de mais um dos nossos formatos de tecnologia”.
No entanto, a estratégia para os mercados português e espanhol, que têm características similares, é a mesma no que diz respeito ao negócio global do grupo alemão que recebeu a imprensa interncional em Berlim, no dia 6 de Maio. Durante a iniciativa, o grupo deu a conhecer a Flagship Store da Saturn, no centro da capital alemã, que apresenta inovações em loja como o Smartbar, para apoio técnico na personalização dos dispositivos (aplicações e outras ferramentas e complementos que melhor se aplicam às actividades de cada cliente) e etiquetas de preço digitais.
O responsável revelou que Portugal será o primeiro país a receber os mesmos mecanismos tecnológicos para potenciar a experiência multi-canal do cliente nas lojas Media Markt, que passa pelo suporte tecnológico dos colaboradores, comparação de preços através do smartphone, conteúdos online exclusivos no ponto de venda e ainda pelo serviço Click & Collect.
“A tecnologia tornou-se um aliado para potenciar a compra Click & Collect”, explica. O modelo Cash & Carry tinha supostamente os dias contados, com a tecnologia que surgiu no ponto de venda. Mas, o que era um inimigo tornou-se no principal instrumento para o formato progredir, ao potenciar um contacto mais directo com consumidores e fornecedores. O Cash & Carry foi o tipo de negócio que mais revolucionou o retalho com a tecnologia aplicada”.
Com a digitalização dos pontos de venda Saturn, 50% dos clientes que compram online voltam à loja para recolher o produto. A diferença entre as duas insígnias de tecnologia está no posicionamento de preços, essencialmente.
Leia também:
Metro em posição financeira para investir “mais que nunca”
Novo CEO do grupo Metro em Outubro