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Três perguntas a… Nuno Ponte, Director-Geral da In-Store Media

Por a 6 de Maio de 2015 as 11:44
Nuno Saraiva de Ponte, Director-geral da in-Store Media

Nuno Saraiva de Ponte, Director-geral da in-Store Media

Como o Marketing Experiencial influencia o comportamento de compra?

O Marketing Experiencial é mais um passo que as marcas realizam para estar mais perto dos consumidores. É um mundo global onde a diferenciação entre produtos e serviços é cada vez menor, o que torna necessário formar um vínculo emocional com o consumidor. O Marketing Experiencial permite uma maior união entre a marca e o consumidor e assim, uma maior probabilidade de que o consumidor compra a marca. É difícil que esta efectividade nos resultados tenha efeito no curto prazo, pois requer uma estratégia constante por um período de tempo prolongado para que os seus efeitos sejam visíveis. De qualquer maneira, o Marketing de Experiências não é independente do resto do marketing-mix do produto e, por isso, sem uma boa combinação entre ambos, nunca será possível conseguir os resultados desejados.

Que balanço faz do último ano em termos de aposta em comunicação na loja?

Sabemos que o investimento publicitário caiu recentemente para cerca de metade, em poucos anos, tendo apenas subido ligeiramente no último ano. Já no ponto de venda, houve contudo uma subida do valor investido. Isto deve-se à cada vez maior relevância que o ponto de venda tem para a estratégia de comunicação das marcas e à forte inovação que empresas têm trazido ao mercado.

Quais as tendências para a comunicação das marcas com os clientes nos próximos anos?

Nos próximos anos as marcas irão reforçar a segmentação dos diferentes targets a que pretendem chegar. A televisão continuará a ser um importante meio de comunicação para os anunciantes, mas as marcas irão complementar com outros meios de comunicação (web, rede sociais, etc…) que lhes permitam chegar de uma forma efectiva a todos os targets. Ainda assim, para fechar o círculo de meios, os anunciantes continuarão a reforçar a comunicação no Ponto de Venda, para poderem incidir no último momento da decisão de compra: onde há uma grande audiência predisposta a ser impactada, que está a tomar a sua decisão de compra, e que está a experienciar os produtos, de forma directa – contacto com os artigos, ou de forma indirecta – antecipar futuras utilizações ou momentos de consumo.

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