Análise Data Center Homepage Newsletter

Portugueses mais confiantes mas não deixam de ser últimos entre os europeus

Por a 4 de Maio de 2015 as 13:07

confiancaA classificação dada pelos portugueses à situação geral do país melhorou pelo segundo ano consecutivo. No entanto, entre os 12 países analisados no Barómetro Europeu do Observador Cetelem, Portugal continua a ser o país com a pior avaliação.

A avaliação dos portugueses à situação geral do país passou de 2,5 para 3,2 (numa escala de 0 a 10). Com uma nota média de 4,3 (+0,3 do que em 2014), a perceção dos europeus em relação à situação geral do seu país melhorou pelo segundo ano consecutivo. Dez dos doze países analisados seguem esta tendência, com excepção da Bélgica e da Hungria.

A taxa de desemprego é um dos factores que mais influencia a avaliação. Neste sentido, nota-se que a avaliação geral continua inferior ou igual a 4 valores (em 10) nos países onde a taxa de desemprego é mais elevada, como é o caso de Portugal, Espanha e Itália. Já a Alemanha, o Reino Unido e a Bélgica continuam a sua progressão com uma nota final superior a 5.

O Observador Cetelem destaca ainda que a forma como os portugueses encaram a situação pessoal evoluiu igualmente de forma positiva, tendo passado de uma nota de 4,1 para 4,6. A pior classificação pertence aos húngaros (4,4) no que diz respeito à avaliação pessoal mas, de uma forma geral, os consumidores europeus estão mais satisfeitos com a sua situação em particular, excepto na Bélgica, que perde 0,3 pontos face a 2014, e na Roménia que se mantém nos 5,1.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *