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Seis marcas nacionais com excelência reputacional a nível mundial

Por a 29 de Abril de 2015 as 11:13

reputacao_imagemDelta, Sumol-Compal, Renova, RFM, Vista Alegre e Luso. As seis são as marcas portuguesas mais reputadas entre o público internacional.

Em Portugal, depois de auditadas mais de 180 marcas selecionadas pelo público em geral, apenas 14 marcas obtiveram uma pontuação acima dos 80 pontos no estudo RepTrak Pulse da On Strategy Reputation Institute, realizado entre Novembro de 2014 e Março de 2015. E como tal são designadas marcas de Excelência Reputacional.

Entre as marcas portugueses que registam um índice de reputação robusta (80>70 pontos), estão nomes como CTT, TAP, Galp, Continente, Pingo Doce, Sport Zone, Worten, Salsa, SIC, Rádio Comercial, TSF, Unicer, Central de Cervejas, Água das Pedras, Vitalis, Super Bock, Sagres e ainda as de café Sical, Dolce Gusto, Buondi e Nicola.

No mercado global, são apenas seis as marcas nacionais que registaram um valor acima dos 80 pontos no índice, cuja marca Google mantém a liderança consistentemente desde 2011, reforçando este ano a sua pontuação com uma evolução de 86,3 para 87,5 pontos.

Pedro Tavares, Partner e CEO da On Strategy Reputation Institute em Portugal, diz que “comparando com muitos outros países, Portugal tem muito poucas marcas com uma pontuação de excelência associada. Apesar de o índice reputacional médio das marcas em Portugal não ter sofrido alteração de 2014 para 2015 (66,4 pontos) os vários sectores foram claramente afectados pelos factos ocorridos no sector financeiro em 2015. Por isso é ainda mais relevante destacar o pequeno grupo das marcas de excelência reputacional em Portugal”.

Do ponto de vista sectorial, nenhum sector atinge o índice de excelência em Portugal (>80pts), mas destacam-se com um índice médio de reputação robusta (80>70 pts). As categorias ‘Grande Consumo, Alimentação e Bebidas’ e ‘Computador, Informática e Electrónica’ registam 74 pontos, ‘Informação e Media’ 72 pontos e, por fim, o sector ‘Serviços’ atinge 70 pontos.

 

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