Análise Data Center Homepage Newsletter

Investimento do Médio Oriente não reduz em tempos de crise

Por a 27 de Abril de 2015 as 18:22

imovelA JLL, empresa global da área da consultoria e investimento imobiliário, concluiu que o impacto que a queda nos preços do petróleo tem na actividade dos investidores, não afectou os investimentos do Médio Oriente, no estudo lançado pela equipa de Global Capital Markets Research.

“O fluxo de capitais oriundos do Médio Oriente com destino aos mercados imobiliários globais não observou nenhum colapso no último trimestre de 2014”, conclui a JLL. Os investidores desta região protagonizaram alguns negócios de grande dimensão concluídos no final de 2014, apesar da significativa queda nos preços do petróleo registada no segundo semestre do ano passado e já no início de 2015.

Alan Robertson, CEO da JLL MENA, considera que “os investidores desta região alocaram quase tanto capital no último trimestre como no conjunto dos três trimestres anteriores, com um total de $4,5 biliões investidos no sector imobiliário nos últimos três meses de 2014. Embora o investimento externo global gerado por estes investidores em 2014 tenha sido ligeiramente inferior ao de 2013, o investimento específico em imobiliário comercial manteve-se.”

Mesmo quando houve um abrandamento nos volumes globais de investimento, em 2009, para ligeiramente acima de $200 mil milhões, com muitos investidores internacionais a recuarem para os seus mercados domésticos, os investidores do Médio Oriente continuaram a investir a nível global.

Fadi Moussalli, Head of International Capital Group na JLL MENA, por sua vez, explica que “ao longo dos últimos anos, a consultora tem vindo a observar um número crescente de investidores privados e grupos familiares oriundos do Médio Oriente a alocar mais capital directamente para o imobiliário. A maioria dos milionários e da riqueza privada no Médio Oriente está concentrada na Arábia Saudita, com mais de $204 biliões distribuídos por 64 indivíduos. É expectável que o capital do Médio Oriente se mantenha como uma das principais fontes internacionais de liquidez para o investimento imobiliário comercial a nível global”.

O investimento realizado em conformidade com a Charia (Direito Islâmico) tem-se revelado uma tendência cada vez mais popular ao longo dos últimos anos, com os indivíduos mais ricos a procurar investir por intermédio de clubes, fundos ou sindicatos que respeitem essa lei religiosa. “A sindicação de plataformas que apoiam o investimento de acordo com a Charia reúnem capital de um vasto leque de investidores privados ultra capitalizados e investem em oportunidades geradoras de rendimento compatíveis com esta lei, permitindo a um número maior de pessoas unirem-se em relativo anonimato para potencialmente assegurar activos imobiliários de grande dimensão”, analisa a consultora.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *