Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Bens de Grande Consumo perdem vendas em Março

Por a 22 de Abril de 2015 as 17:53

retalhoOs bens de grande consumo perderam 0,7% das vendas em Março face ao mesmo período do ano anterior, segundo os mais recentes dados do Scantrends da Nielsen.

Apesar da performance em Março, os bens de grande consumo alcançaram no conjunto do primeiro trimestre um crescimento de 0,5%.

As marcas de fabricantes estão a crescer menos (+2,5%) enquanto as marcas da distribuição acentuaram perdas (-5,9%) de vendas no período analisado pela consultora.

Alimentação

A Alimentação perdeu vendas em Março (-0,9%), “sob o efeito da queda de 6,1% das MDD+PP” (Marcas da Distribuição+Primeiros Preços). As marcas de fabricante, por sua vez, mantêm crescimentos (+3,1%).

“No total do primeiro trimestre, as vendas de alimentação estão estáveis face ao histórico (-0,1%)”, sublinha a Nielsen.

Bebidas

O sector das bebidas perdeu vendas no último período (-1%) com as marcas de fabricante a desacelerarem o crescimento (+1%) enquanto as marcas da distribuição intensificaram as perdas (-8,6%). Nos dados acumulados no primeiro trimestre, as bebidas ganham 1%.

Higiene

A Higiene do Lar é a única categoria que cresce (+2,2%) em Março. As  marcas da distribuição caem “abruptamente” após terem atingido um pico de vendas no período anterior (-1,5%). As marcas de fabricante crescem, embora um pouco menos. Esta categoria foi a mais dinâmica deste trimestre (+3,8%).

A categoria de Higiene Pessoal, por sua vez, regressou a um contexto de decréscimo (-0,8%) sob a influência das MDD+PP que registaram “as maiores perdas do último ano”  (-5,6%).

As marcas de fabricantes também cresceram, embora de forma mais atenuada (+0,9%). Ainda assim, a tendência é positiva face ao período homólogo (+0,9%).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *