Homepage Newsletter Ponto de Venda Tecnologia

Solução da Ericsson garante maior eficiência a veículo movido a energia solar

Por a 20 de Abril de 2015 as 14:54
Ericsson - Solar Team Eindhoven

Solar Team Eidhoven da Universidade de Tecnologia de Eindhoven

A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013.

A empresa de tecnologias de comunicação e serviços Ericsson, sediada na Suécia, está a colaborar com a Solar Team Eindhoven, equipa que venceu em 2013 a Cruiser Class, corrida de 3 000 km de Darwin até Adelaide, na Austrália, promovida no âmbito do World Solar Challenge, prova internacional para veículos movidos a energia solar. A equipa holandesa de investigadores quer segurar o título na edição deste ano.

Ericsson - Stella - veículo vencedor 2013 Solar Team Eindhoven

Ericsson Stella, veículo vencedor da edição de 2013 do World Solar Challenge

Neste sentido, foi assinado o acordo de parceria entre as duas partes para a construção de um veículo familiar de quatro lugares, movido a energia solar e capaz de percorrer 3 000 km com um só carregamento, para o qual a Ericsson vai contribuir com uma aplicação que optimiza a rota do automóvel, poupa energia e melhora as hipóteses de sucesso da operação.

A aplicação facultada pela empresa de tecnologias de telecomunicação à equipa de 21 investigadores baseia-se na solução Connected Traffic Cloud, apresentada no Mobile World Congress 2015. A palataforma permite a partilha bidirecional de dados entre veículos conectados e autoridades rodoviárias, agregando dados sobre o carro, tráfego e condições meteorológicas. Além disso, desenvolve análises aprofundadas para a selecção da melhor rota possível, minimiza a travagem e a aceleração e ajuda também a conservar energia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *