Solução da Ericsson garante maior eficiência a veículo movido a energia solar
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013
Ana Catarina Monteiro
Paulo Figueiredo assume direção comercial da Cofidis
Vanessa Silva: “Acreditamos que a inovação e a paixão são os ingredientes-chave para o futuro da gastronomia em Portugal”
Porto Ferreira celebra o Natal com rótulos exclusivos inspirados na cultura portuguesa
Luís Vieira: “25 anos não são dois dias, mas parece que foi ontem”
Simple Foods lança nova gama de cereais funcionais
Quinas Beverage Industries lança nova gama de refrigerantes de bagas Goji
Rita Mendes Coelho é a nova Country Manager da Visa Portugal
Restaurante Cozinha Continente abre no Seixal
Natal do Freeport Lisboa Fashion Outlet abriu portas ao Mercado de Natal
Museu do Pão apresenta uma programação especial de Natal
A Ericsson estabeleceu uma parceria com investigadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, para criar um veículo movido a energia solar. A equipa venceu a corrida do World Solar Challenge em 2013.
A empresa de tecnologias de comunicação e serviços Ericsson, sediada na Suécia, está a colaborar com a Solar Team Eindhoven, equipa que venceu em 2013 a Cruiser Class, corrida de 3 000 km de Darwin até Adelaide, na Austrália, promovida no âmbito do World Solar Challenge, prova internacional para veículos movidos a energia solar. A equipa holandesa de investigadores quer segurar o título na edição deste ano.
Neste sentido, foi assinado o acordo de parceria entre as duas partes para a construção de um veículo familiar de quatro lugares, movido a energia solar e capaz de percorrer 3 000 km com um só carregamento, para o qual a Ericsson vai contribuir com uma aplicação que optimiza a rota do automóvel, poupa energia e melhora as hipóteses de sucesso da operação.
A aplicação facultada pela empresa de tecnologias de telecomunicação à equipa de 21 investigadores baseia-se na solução Connected Traffic Cloud, apresentada no Mobile World Congress 2015. A palataforma permite a partilha bidirecional de dados entre veículos conectados e autoridades rodoviárias, agregando dados sobre o carro, tráfego e condições meteorológicas. Além disso, desenvolve análises aprofundadas para a selecção da melhor rota possível, minimiza a travagem e a aceleração e ajuda também a conservar energia.