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Produtos tecnológicos em terreno positivo

Por a 10 de Abril de 2015 as 17:39

Net no telemovelO mercado português de produtos tecnológicos continua em terreno positivo. O índice GfK TEMAX regista um crescimento de 8,6% em 2014. Telecom e Electrodomésticos são os motores do crescimento. A área da imagem e som apresenta as quebras mais fortes. A informática volta a pisar terreno negativo.

Electrónica Consumo: Final do ano negativo 

O abrandamento de vendas de televisão teve o seu culminar no último trimestre do ano, apresentando uma quebra de sensivelmente 5% em valor, comparando com o período homólogo. Ainda assim, 2014 apresentou uma tendência de crescimento, muito graças à existência do mundial de futebol, durante o Verão. Por outro lado, o mercado das câmaras de vídeo tem vindo a ser impulsionado pelo segmento das Action Cam.

Fotografia: Tendências mais negativas de sempre

O mercado de fotografia continuou a apresentar quebras muito significativas, mês após mês. Uma das principais causas deste desfecho tem a ver com a existência de uma oferta mais diversificada de equipamentos que permitem tirar fotografias de boa qualidade. Ainda assim, o segmento das compactas com lentes intermutáveis, apresentaram um crescimento face a 2013, embora o seu peso continue a ser bastante reduzido no mercado português.

Grandes Electrodomésticos: Roupa em alta

As vendas de grandes domésticos abrandaram no 4.º trimestre, mas ainda assim são uma das áreas a mais contribuir para o crescimento do mercado. Roupa e Frigoríficos são das famílias mais dinâmicas, com os secadores a suplantarem todas as categorias devido às fortes e continuadas chuvas do trimestre. Os restantes produtos, nomeadamente o encastre a acompanharem a tendência positiva mas com taxas menores de crescimento.

Pequenos Electrodomésticos: Fritos e higiene dental

Os pequenos electrodomésticos tiveram um 4.º trimestre com menor crescimento do que o total do ano, com apenas 3,1% face aos 7,9% do acumulado a Dezembro. Praticamente, todas as categorias cresceram e as poucas excepções conseguiram manter os volumes de 2013. Mas a preferência dos consumidores no trimestre foram para as fritadeiras e o cuidado dental. As máquinas de cozinhar abrandaram o seu crescimento, mas continuam a contribuir de forma significativa para o crescimento do mercado face a 2013.

Tecnologias de Informação: Media Tablets com tendência negativa pela primeira vez

Apesar de o quarto trimestre de 2014 ter ficado um pouco abaixo do seu período homólogo, quase 5% em valor, 2014 apresentou um crescimento em valor de quase 3%. Com um volume total de facturação a rondar os 620 milhões de euros, neste mercado destaca-se o crescimento negativo de 4% dos media tablets por um lado, e por outro, o crescimento dos PC Tablets acima dos 100% em valor. No entanto, e apesar do crescimento de 14% em unidades por parte dos Media Tablets, é a primeira vez que se regista uma performance negativa deste produto.

Telecomunicações: Smartphones produto estrela 2014

O sector das telecomunicações registou um crescimento de 38% em valor relativamente ao seu período homólogo. Com um total de 660 milhões de euros, os Smartphones foram, novamente e em jeito de afirmação final, o produto estrela do ano passado deste mercado, com um crescimento de 69% em unidades e 52% em valor comparando com 2013. De destacar a diminuição em 10% do seu preço médio. Os equipamentos com ecrã de grande dimensão (5.6’’ – 6.9’’), denominados de Phablets, continuam a cimentar a sua posição no mercado e em comparação com 2013, cresceram mais de 100 por cento quer em unidades quer em valor.

Office Equipment: Recuperação ténue

O mercado de Printing e dos Consumíveis terminou o ano ligeiramente positivo com um crescimento de 0,2% em valor. Uma nota para o também positivo crescimento de 0,6% em valor quando comparamos o último trimestre de 2014 com o período homólogo. Destaque para as Printers que em Dezembro passado tiveram o seu único período com tendência positiva: 18% em unidades. No entanto, o total de mercado caiu 8%, o que revela a importância do segmento das MFD para este segmento, pois caíram 7,4% face a 2013.

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