McDonald’s Portugal investe na modernização da agricultura nacional
A cadeia norte-americana de fast food apresentou na última segunda-feira uma iniciativa de apoio à produção agrícola portuguesa. A McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA) pode abrir portas a novos fornecedores

Ana Catarina Monteiro
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A cadeia norte-americana de fast food apresentou na última segunda-feira uma iniciativa de apoio à produção agrícola portuguesa. A McDonald’s Business Initiative for Agriculture (MBIA) pode abrir portas a novos fornecedores.
O evento de apresentação do projecto contou com a presença do Vice-Primeiro Ministro, Paulo Portas, do Presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, do Diretor-Geral da McDonald’s Portugal, Jorge Ferraz, do Vice Presidente de Supply Chain da McDonald’s Europa, João Noronha Lopes, da Gestora da Qualidade da McDonald’s Portugal e Sul da Europa, Marta Moreira, entre outros parceiros e convidados.
O projecto MBIA visa desenvolver competências de empreendedorismo nos agricultores portugueses para fomentar a sustentabilidade e o crescimento do negócio agrícola em Portugal e, eventualmente, abrir portas a novos fornecedores da McDonald’s Portugal.
Para alcançar o objectivo, o programa procura gerar e transferir conhecimento crítico para os agricultores portugueses reforçando as suas competências; estabelecer a ligação entre os agricultores portugueses e a rede de agentes do empreendedorismo nacional para promover a aplicação do conhecimento, o desenvolvimento e o crescimento do negócio agrícola.
A MBIA conta com parceiros para as diferentes áreas de actuação: a AICEP na internacionalização, a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), na área agrícola, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e a COTEC Portugal na inovação. A MBIA conta ainda com a parceria institucional do Ministério da Agricultura e do Programa Estratégico para o Empreendedorismos e Inovação +E+I.
Este projecto destina-se a todos os agricultores e produtores que tenham uma ideia de negócio e que queiram implementá-la mediante um modelo de negócio, bem como agricultores e produtores que queiram aumentar a sua produção e/ou gerar produtos de maior valor ou que pretendam alargar a sua carteira de clientes, expandindo o seu negócio através da entrada em novos mercados e/ou através do lançamento de novos produtos.
Os interessados em participar podem consultar a plataforma da iniciativa e fazer a candidatura nas várias iniciativas a realizar.
“Através da MBIA podemos trazer valor acrescentado com a experiência de trabalho que desenvolvemos com nossos fornecedores, nacionais e internacionais, na criação de boas práticas e na incorporação crescente de valor nacional, já que, em 2014, cerca de 36% das nossas compras foram realizadas em Portugal”, considera Jorge Ferraz, Diretor-Geral da McDonald’s Portugal.