Agenda Homepage Newsletter

As novas tendências do sector agro-alimentar em livro

Por a 24 de Março de 2015 as 15:29

Maior intervenção cívica do consumidor na obtenção dos alimentos, novos padrões de exigência de compra assentes na origem e no real valor nutritivo, crescente sentimento de pertença pelos alimentos nacionais e foco na redução do desperdício alimentar.

Estas são apenas quatro macro-tendências de consumo patentes na obra “Marketing Agro-alimentar” que Rui Rosa Dias, docente do IPAM – The Marketing School, e Joana Carvalho Afonso acabam de lançar. Trata-se de um livro que se debruça sobre as potencialidades e desafios dos sectores agro-alimentar e silvo-pastorial português e que tem como ponto de partida o crescente aumento das preocupações da sociedade com a agricultura, biodiversidade, bem-estar e emoções associadas ao consumo de alimentos.

Ao longo das 256 páginas que compõem a obra – editada pela Vida Económica e que conta com o contributo de nove co-autores, entre os quais especialistas do sector agro-alimentar, como José Luís Reis e Sandra Gomes –, Rui Rosa Dias e Joana Carvalho Afonso analisam e refletem sobre as diferentes realidades de consumo dentro do sector agro-alimentar, orientando os profissionais da área para um melhor entendimento da realidade. Simultaneamente, o livro procura consciencializar quem se interessa por este ‘cluster’ para a necessidade de repensar a felicidade e as emoções que envolvem a agricultura e a alimentação. A obra contempla, também, estudos de caso reais focados em sectores como o vinho, conservas de pescado, lacticínios, bebidas refrescantes não alcoólicas e café.

Rui Rosa Dias antevê uma nova era na relação das empresas agro-alimentares com os seus consumidores, marcada pela envolvência emocional com os próprios produtos e, acima de tudo, com os momentos de consumo. “O consumidor tem revelado sinais evidentes de mudança, mostrando que necessita de novos padrões alimentares, alternativos, mas com um ponto bem vincado: quer que as empresas falem verdade acerca do alimento, da sua origem, dos seus benefícios e malefícios” defende o autor. Em “Marketing Agro-alimentar”, os autores alertam as empresas para o facto do processo de tomada de decisão ir muito para além do preço: “saúde, partilha e biodiversidade são preocupações e motivações emergentes que já influenciam decisivamente as escolhas dos consumidores”, remata Rui Rosa Dias.

O lançamento da obra está agendado para esta sexta-feira, 27 de Março, às 18h. A iniciativa – que acontece na Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – conta com a intervenção vídeo de Nuno Vieira e Brito, secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, e de Julian Briz Escribano, um dos maiores especialistas mundiais em economia e marketing agro-alimentar que, inclusive, já referenciou e recomendou a leitura da obra.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *