Homepage Logística Newsletter

Novo sistema de sensores facilita o estacionamento nas cidades

Por a 18 de Março de 2015 as 15:30

A Siemens desenvolveu um sistema de sensores que vai ajudar os condutores a encontrar lugares de estacionamento de forma rápida e fácil.

A nova tecnologia da Siemens para suporte à gestão de estacionamento controlado por sensores pode ajudar a optimizar a utilização dos espaços urbanos de estacionamento e reduzir o trânsito causado por motoristas à procura de um lugar para estacionar nas cidades.

A procura de lugares de estacionamento está na origem de um terço do tráfego existente nos centros das cidades europeias e, em média, os veículos estão estacionados durante 23 horas por dia. Todos os anos a distância percorrida em cada bairro de uma cidade à procura de lugar equivale a 14 viagens à volta do mundo e, em média, os condutores necessitam de dez minutos para encontrar um lugar de estacionamento vago. Para o conseguirem conduzem cerca de 4,5 quilómetros libertando, em média, 1,3 kg de dióxido de carbono.

A nova tecnologia da Siemens assenta numa rede de sensores instalados a um nível elevado das infra-estruturas – por exemplo em postes de iluminação pública – que monitoriza continuamente o espaço de estacionamento e relata o estado de ocupação dos lugares para um centro de controlo de estacionamento. O software desta solução trabalha com sistemas adaptativos, identificando ciclos recorrentes no espaço de estacionamento: por exemplo, em determinados períodos do dia ou em determinados dias da semana. A partir daqui produz previsões para os utentes das vias urbanas relativamente à situação do espaço de estacionamento expectável no seu destino ou rotas alternativas através de áreas com menores volumes de tráfego.

Uma solução de RFID (identificação por radiofrequência) pode também ser adicionada ao sistema de sensores. Desta forma, são geridas autorizações especiais, como licenças de estacionamento para residentes ou pessoas com deficiência, que podem assim ser automaticamente reconhecidas em veículos equipados com etiquetas RFID. O condutor pode introduzir o seu destino através de um dispositivo smartphone ou de navegação e receber informações em tempo real sobre a situação do espaço de estacionamento nas proximidades do seu destino.

 

“Este avanço tecnológico poderá impactar significativamente a qualidade ambiental dos grandes centros urbanos e a sua segurança. A quantidade de ruído e fumo proveniente dos escapes pode ser minimizada através da redução do tráfego supérfluo à procura de lugares de estacionamento. No que respeita à segurança será possível tomar medidas imediatas em caso de situações de abuso nos lugares de estacionamento informando de forma pronta, por exemplo, o pessoal de supervisão nas proximidades que pode deslocar-se ao local para esclarecer a situação pessoalmente. E claro, menos tráfego significa mais segurança”, esclarece a marca em comunicado .

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *