Bebidas Homepage Newsletter

Unicer conclui processo de investimento de mais de 100 milhões de euros em Leça do Balio

Por a 9 de Março de 2015 as 16:08

Complexo da Unicer em Leça do Balio

A Unicer avançou há três anos com um processo de investimento nas infra-estruturas superior a 100 milhões de euros. Depois do edifício-sede inaugurado no passado mês de Setembro, a dona da cerveja Super Bock abriu um armazém logístico automático em Leça do Balio (Porto), a 7 de Março de 2015, precisamente no dia em que a empresa fazia 125 anos.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, foi o responsável por descerrar a placa comemorativa da cerimónia de abertura do novo armazém automático da Unicer. A infra-estrutura foi criada de raiz, com 33 metros de altura e uma área “próxima do tamanho de um campo de futebol”, e assinala a conclusão das intervenções de modernização da unidade de Leça do Balio, onde foi instalada em 1964.

O HIPERSUPER visitou o renovado complexo industrial da cervejeira nacional, que possui agora uma chapa exterior, em tons de dourado, que simula cerveja, através de uma decoração ondulante que proporciona um efeito borbulhante, enquanto protege termicamente o edifício, reduzindo em 34% o consumo de energia térmica. Com a renovação da unidade de produção e enchimento foi também conseguida uma redução de 23% do consumo de energia eléctrica, e em 12% o consumo de água.

Novo armazém logístico Unicer

Já o novo edifício tem em curso o processo de obtenção da certificação LEED, “uma normativa que vai ao encontro de um conjunto de critérios de concepção, construção e operacionalidade de edifícios de um modo ambientalmente sustentável”. Dentro do novo armazém, assiste-se ao circuito de carros eléctricos a agilizar as operações de movimentação de cargas e armazenamento. Com ligação “directa à fábrica”, o tecnológico sistema faz com que a unidade tenha capacidade de armazenar 40 mil paletes e movimentar, diariamente, 12 mil paletes.

Sede Unicer

Na cerimónia estiveram presentes vários órgãos administrativos, não só da produtora de bebidas como também daquela região nortenha. Manuel Violas, Presidente do Conselho de Administração, e João Abecasis, Presidente Executivo, relataram um pouco da longa história da empresa, dando conta do avanço tecnológico registado desde a produção feita de forma artesanal e sem muitos recursos, até aos actuais sistemas que automatizam os processos.

Cavaco Silva relembrou a altura em que era Primeiro-Ministro português, cargo no qual assistiu à privatização da empresa, “a primeira em Portugal a passar para o privado”. O processo iniciou-se em 1989, com o Estado português a ceder quase metade da empresa à Rical, mas foi só a 8 de Junho do ano seguinte, que a Unicer ficou totalmente entregue ao sector privado, depois de alienados os restantes 51% do capital que o Governo detinha.

Nestes últimos anos, a empresa conseguiu realizar “um dos maiores investimentos” da sua história, ao mesmo tempo que reduziu de forma contínua a dívida bancária, em 70 milhões de euros entre 2010 e 2014, fixando-se nos 140 milhões de euros no último exercício.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *