Homepage Logística Newsletter

Linde lança novo sistema de empilhadores retrácteis em Março

Por a 6 de Março de 2015 as 16:06

A Linde Material Handling aponta para final de Março o lançamento de um novo sistema de assistência ao operador para empilhadores retrácteis, disponível na gama da série R14 – R20.

“A tendência de estantes de armazém cada vez mais altas, tanto em armazéns como em centros de distribuição, continua a influenciar o mercado a um ritmo acelerado”, afirma Alexander Schmidt, Responsável do Departamento de Empilhadores Retrácteis e Tratares da Linde Material Handling, acrescentando que, “isto implica que existe uma procura crescente de empilhadores retrácteis com alturas de elevação superiores a oito metros, enquanto em 2005 apenas 38% de todos os empilhadores retrácteis da empresa vendidos estavam concebidos para tais alturas, durante o ano passado ocorreu um aumento de até 52%”.

No entanto, alturas de elevação maiores implicam uma maior exigência nas capacidades do operador. Com o mastro completamente elevado, as oscilações dinâmicas do mastro ocorridas durante os movimentos de extensão são mais pronunciadas, em particular no momento da carga. Além disso, com a palete carregada, completamente elevada, aumenta a deflexão para a frente do mastro.

Com a finalidade de oferecer um exercício de logística mais seguro, rentável e eficiente, a marca vai lançar o novo sistema de assistência ao operador “Controlo Dinâmico do Mastro” (DMC) para empilhadores retrácteis. Controlado através de sensores, o sistema corresponde à promessa da empresa em proporcionar uma ajuda “mais eficaz” ao operador.

A chave do sistema é um activador linear eléctrico preciso que está instalado no compartimento do motor do empilhador retráctil. O sistema de Retracção Eléctrica (ER) garante automaticamente uma elevação e uns movimentos de retracção suaves e simultâneos para o aumento da produtividade.

“O sistema DMC compensa e minimiza de forma automática tanto as oscilações como as deflexões do mastro, através de movimentos opostos do chassis porta mastro”. Por este motivo, o operador não tem de se preocupar com os tempos de espera associados às oscilações e deflexões do mastro e “é capaz de armazenar cargas de paletes de forma mais rápida, uniforme e segura”, garante a marca.

Além disso, durante a recolha de uma carga de palete da estante, os garfos ficarão “sempre inseridos na palete na primeira aproximação”, o que se traduz em tempos de ciclo mais rápidos e assim se elimina praticamente todo o risco de danificar a estante ou a carga armazenada atrás.

Para controlar as oscilações e deflexões dinâmicas do mastro, de forma tão suave e eficiente quanto possível, a marca decidiu não utilizar um sistema hidráulico e optou por um activador linear eléctrico “mais preciso e energeticamente eficiente”. Outra vantagem é a elevação e retracção simultânea sem redução na velocidade, “o que permite obter maiores taxas de produtividade”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *