Estudo: equipas de venda enfrentam nova influência externa determinante para experiência de compra física
A esfera online caracteriza-se pelo acesso imediato à informação. Actualmente, os consumidores estão a levar esta forma de estar para o interior das lojas físicas, de acordo com o estudo da GfK. A nível global, os clientes estão a utilizar os telemóveis dentro das lojas para comparar preços, tirar fotos e pedir conselhos a quem confiam
Ana Catarina Monteiro
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A esfera online caracteriza-se pelo acesso imediato à informação. Actualmente, os consumidores estão a levar esta forma de estar para o interior das lojas físicas, de acordo com o estudo da GfK. A nível global, os clientes estão a utilizar os telemóveis dentro das lojas para comparar preços, tirar fotos e pedir conselhos a quem confiam.
40% dos compradores utilizam os telemóveis no ponto de venda para comparar os preços praticados com os que estão indicados online. Mais de um terço dos consumidores tira fotos aos produtos em loja que quer comprar, sendo que 40% contacta amigos ou familiares para se aconselharem antes da compra.
Nos 23 países analisados, a GfK verificou que 42% dos homens usa o telemóvel dentro de uma loja para comparar preços, superando os 37% das mulheres que o fazem. A faixa etária mais ativa é a dos compradores com idade compreendida entre os 20 e os 29 anos, com 49% a registar aquele comportamento em loja, seguidos das idades entre 15 e 19 e entre os 30 e 39, ambas com 45%.
Por países, conclui-se que os consumidores da Coreia do Sul, China e Turquia são os que mais comparam os preços na loja, através dos seus telefones, com 59%, 54% e 53%, respectivamente, a assumir que o fazem regularmente. Já os consumidores na Ucrânia, África do Sul e Índia são os que menos tomam a atitude dentro do ponto de venda, registando os respectivos valores 11%, 15% e 17%.
O Diretor-Geral de Online Pricing Intelligence na GfK, Adrian Hobbs, explica que “com um número significativo de compradores a estar online enquanto estão dentro das lojas, é necessário responder e reagir rapidamente, visto que estes factores são críticos para o sucesso, quer nas lojas físicas, quer no online. Isto é verdadeiramente importante, sobretudo para as lojas na Ásia e América do Sul. Aqui, os consumidores são mais ativos no uso dos seus telefones enquanto estão na loja”.
Contatar um amigo ou familiar para se aconselhar é igualmente importante para homens e mulheres
40% das mulheres e 39% dos homens utilizam os telefones dentro de uma loja, para entrar em contato com um amigo ou membro da família, no sentido de se aconselharem na compra. Já 48% dos jovens adultos entre os 20 e 29 anos de idade admitem fazê-lo, enquanto os adolescentes dos 15 aos 19 anos representam 47% e a faixa dos adultos entre os 30 e os 39 anos situa-se nos 40%.
Este comportamento revela que os conselhos dados pelo círculo de amigos e família dos clientes estão cada vez mais presentes no momento de tomar uma decisão de compra nas lojas, e que as equipas de vendas enfrentam uma nova influência externa determinante para a experiência de compra física.
Analisando país a país, os clientes no México, Polónia e Turquia são os mais favoráveis a usar os seus telefones para pedir conselho a um amigo ou familiar, enquanto estão no interior de uma loja. 55%, 53% e 52%, respectivamente, confirmam que o fazem regularmente. Por outro lado, os compradores no Japão, Indonésia e Alemanha são os que menos o fazem, com apenas 16%, 21% e 24%, respectivamente.
Homens e mulheres partilham tendência de tirar fotos dos produtos para efectuarem a compra mais tarde
Tirar fotos aos produtos que pretendem comprar é a terceira actividade mais popular entre os consumidores. Neste caso, os 36% dos homens e das mulheres admitem fotografar. Os adolescentes, entre os 15 e os 19 anos, e adultos jovens, com idades entre 20 e 29 anos, lideram este comportamento, registado em respectivos 44% e 43%. O valor para as idades compreendidas entre os 30 e os 39 anos situa-se nos 39%.
No que diz respeito aos países, 49% dos clientes mexicanos, como a mesma percentagem de chineses, além de 47% dos turcos são os que mais utilizam os telefones enquanto estão dentro das lojas, actividade que ainda é praticamente nova em mercados como a Índia (12%), Ucrânia (13%) e Indonésia (16%).
Contudo a tendência está a ser acompanhada de perto pelas marcas, visto que cada vez mais há um aumento da penetração de smartphones nestes mercados, de acordo com as conclusões da pesquisa da GfK, que, no Verão de 2014, entrevistou mais de 25 mil utilizadores de telemóveis, pessoalmente ou via online, com 15 ou mais anos de idade, em 23 países.