Distribuição Homepage Newsletter

Pedro Soares do Santos: Pingo Doce “está bem e recomenda-se”

Por a 5 de Março de 2015 as 15:35

O Pingo Doce “está bem e recomenda-se”, disse hoje aos jornalistas o presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares do Santos, na apresentação de resultados do grupo português, em Lisboa.

No ano passado, as vendas em da cadeia de supermercados nacional subiram 1,7%, apesar da “forte deflação registada no cabaz ao longo do ano”.

Leia também Lucro da Jerónimo Martins cai 21,1% para €202 milhões

“A nossa deflação alcançou 6,6% no ano passado, num País cuja média registou 1,3%. Esta estratégia muito agressiva nos preços teve como principal objectivo ir ao encontro das actuais necessidades dos portugueses”.

A quota de mercado do Pingo Doce, por sua vez, acelerou 0,6 p.p. (pontos percentuais) para 18,2%.

A cadeia portuguesa de supermercados fechou 2014 com 380 lojas em Portugal, com presença em 285 localidades, e emprega 20 mil pessoas.

Um total de 1,5 milhões de portugueses são portadores do Cartão Poupa Mais, disse Pedro Soares do Santos.

No ano passado, o Pingo Doce abriu cinco lojas em Portugal e um armazém no Algarve. “Investimos 55 milhões de euros quando a ideia era investir perto de 100 com a inauguração do armazém no Norte” mas as burocracias da “legislação” adiaram este investimento.

Um total de 84% dos produtos vendidos em Portugal são adquiridos a fornecedores nacionais. Uma percentagem que sobe para 94% na Polónia e 95% na Colômbia. Porquê? “A percentagem é menor porque não há fornecedores. Se olharmos do ponto de vista ibérico, as cifras são idênticas”.

As exportações de produtos nacionais para a Polónia aumentou 15%, sobretudo tratam-se de vinhos, produtos frescos, queijo, entre outros.

“Também levámos o azeite e o vinho português para a Colômbia”, assim que abrimos as primeiras lojas. “O resto é para trabalhar com fornecedores locais. Interessa-nos o controlo da cadeia de valor, alimentar e sanitário”.

No que diz respeito ao negócio por grosso, a Recheio, que lançou a rede de lojas de proximidade Amanhecer, hoje com 150 lojas no País, fechou 2014 com 41 estabelecimentos em Portugal.

“Apesar de estar a sofrer, 2014 e os primeiros meses deste ano mostram que o canal Horeca está mais dinâmico”.

Leia também Pingo Doce vai investir €100 milhões em Portugal

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *