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Lucro da Jerónimo Martins cai 21,1% para €302 milhões

Por a 5 de Março de 2015 as 14:58


O lucro atribuível à Jerónimo Martins caiu 21,1% no ano passado, face a igual período de 2013, para 302 milhões de euros, anunciou hoje a dona do Pingo Doce na conferência de imprensa de apresentação dos resultados, que teve lugar em Lisboa.

As vendas consolidadas, essas, subiram 7,2% para 12.680 milhões de euros.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) recuou 5,6% para 733 milhões de euros, enquanto o resultado operacional (EBIT) desceu 13,5% para 457 milhões de euros.

“A descida do EBITDA deve-se ao impacto da deflação no nosso negócio, faz parte”, disse aos jornalistas o presidente da Jerónimo Martins, Pedro Soares do Santos. “O importante é que fortalecemos os nossos capitais próprios e este crescimento reflecte a forma como estamos a olhar para o mercado em 2015”.

“O que nos move não é o retorno. O lucro não pode ser o objectivo número um. Toda a cadeia de valor tem de ganhar. Por isso, não é indiferente a forma como atingimos estes resultados”.

O negócio na Polónia representou no ano passado 66,5% das vendas da JM, enquanto o nosso País valeu 25,5% das vendas da multinacional de origem portuguesa.

No ano passado, o grupo aumentou em 12,7% o número de colaboradores, reduziu em 12% o consumo de combustíveis e encaminhou para valorização 82% dos resíduos.

Aumentar as vendas e a quota de mercado em Portugal e na Polónia, continuar a ajustar a estrutura de custos e aumentar o número de colaboradores, constituem as ambições de Pedro Soares do Santos para 2015.

 

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