Homepage Newsletter Ponto de Venda Tecnologia

Aplicação para sistema Android desenvolvida no norte do País

Por a 4 de Março de 2015 as 17:38

A aplicação CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users), desenvolvida pelo INESC TEC, no Porto, permite monitorizar os dispositivos móveis com sistema Android, e recomendar os utilizadores automaticamente.

Associado e coordenado pelo INESC Porto, o laboratório INESC TEC está a desenvolver a CAMR no âmbito do programa de investigação MAT (Media Arts and Technology). Teresa Andrade é a Coordenadora do projecto, que foi também desenvolvido pelo investigador do Abayomi Otebolaku.

A aplicação tira partido dos sensores existentes nos dispositivos móveis, como o acelerómetro, orientação, GPS, luz ou som, para obter informação sobre o contexto de utilização e, assim, monitorizar os consumos do utilizador. O sistema permite construir perfis de utilizador contextualizados.

Com um protótipo já desenvolvido, os investigadores conseguiram que a app possa adquirir dados de contexto de baixo nível através de sensores do próprio dispositivo móvel. Desta forma consegue-se obter conhecimento adicional sobre a actividade exercida pelo utilizador, utilizando “técnicas de classificação e raciocínio”.

Depois de extrair conhecimento do utilizador, a app toma decisões sobre o conteúdo a recomendar, consoante o tipo de actividade exercida pelo utilizador, características do seu terminal, altura do dia, dia da semana, do ano, localização, ligação de rede, condições ambientais, entre outros, “de forma transparente ou a pedido do consumidor”.

“A CAMR monitoriza, os consumos do utilizador, estabelecendo relações com o contexto de utilização de alto nível e criando perfis de utilizador contextualizados e utiliza estes perfis para implementar um motor de recomendação não invasivo, sensível ao contexto de utilização, seguindo quer uma abordagem baseada no conteúdo quer híbrida”, explica Teresa Andrade, Coordenadora do projecto designado “NORTE-07-0124-FEDER-000061”.

A investigação é financiada pelo Programa Operacional Regional do Norte (“ON.2 – O Novo Norte”), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O INESC Porto é uma instituição privada sem fins lucrativos e de utilidade pública, que conta com 30 anos de experiência em I&D e transferência de tecnologia.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *