Distribuição Homepage Newsletter

Comércio a retalho acelera 2,2% em Janeiro

Por a 2 de Março de 2015 as 17:53

O volume de negócios do comércio a retalho aumentou em Janeiro 2,2% e o emprego no sector 0,9 %, face ao período homólogo anterior, informa hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O índice de volume de negócios no comércio a retalho de Janeiro acelerou 0,7 pontos percentuais face a Dezembro, em particular devido “ao aumento registado no agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga, já positiva, de 3,2% em Dezembro, para 4,3% em Janeiro, sublinha o INE.

O índice de produtos alimentares, pelo contrário, apresentou uma variação homóloga negativa de 0,5%, mas melhor do que a descida de 0,7% em Dezembro.

O índice de emprego no comércio a retalho aumentou 0,9% em Janeiro, face ao mesmo mês de 2014, e acima da variação de 0,6% em Dezembro.

A taxa de variação mensal do emprego foi negativa 1,3% em Janeiro, menos do que o decréscimo de 1,7% em igual mês de 2014.

As remunerações no comércio a retalho aumentaram em Janeiro 2,9% em termos homólogos (acima da variação de 2,3% em Dezembro) e face a Dezembro o índice das remunerações caiu 15,2% em Janeiro (próxima da queda de 15,7% no mesmo período de 2014).

O volume de trabalho no comércio a retalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, aumentou, em termos homólogos, 1% em Janeiro (variação de 0,8% no mês anterior).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *