Bebidas Destaque Homepage Newsletter

Unicer alcança quota de 50,1% no mercado nacional de cervejas

Por a 24 de Fevereiro de 2015 as 12:48

João Abecasis, CEO da Unicer

A Unicer retomou o crescimento em 2014, com resultados positivos em Portugal, mas sobretudo nos mercados emergentes, que cresceram 20% em vendas, na maioria, da marca Super Bock. A actividade detida no sector do Turismo impulsionou também o crescimento.

A empresa portuguesa de bebidas encerrou o ano com um aumento de 24% nos resultados líquidos, fixados nos 33 milhões de euros, e reduziu a dívida em 25 milhões, para os 140 milhões de euros. As vendas líquidas alcançaram os 477 milhões de euros, mais 3% do que em 2013.

Em Portugal, impulsionada pela “boa performance no canal horeca”, a empresa vendeu mais de 600 milhões de litros de bebidas em 2014, alcançando uma quota de 50,1% no total de mercado nacional de cervejas, segundo dados da consultora Nielsen.

Já no exterior, os volumes ultrapassaram a barreira dos 200 milhões de litros exportados, essencialmente de cerveja Super Bock. No geral, o crescimento da actividade internacional verificou-se em todos os mercados onde a empresa opera, sendo mais significativo nos mercados da Arábia Saudita, Brasil, Moçambique e alguns países Europeus. Considerando os mercados emergentes, a empresa cresceu na ordem dos 20% em volume, o que se traduz em mais de 60 milhões de litros de bebidas vendidos naqueles países. Em Angola, por sua vez, o grupo recuperou vendas face ao período homólogo.

Os níveis de rentabilidade operacional têm-se mantido estáveis ao mesmo tempo que a empresa prossegue com o investimento em Leça do Balio, projecto que ascende a mais de 100 milhões de euros. A inauguração do armazém logístico está prevista para o próximo mês de Março, data que vai coincidir com a comemoração dos 125 anos da empresa.

Dentro das marcas, a Carlsberg “manteve a posição de liderança no segmento premium” e a Somersby atingiu, no terceiro ano de comercialização, os quatro milhões de litros, revela em comunicado a Unicer, que está também presente no sector do Turismo, com duas unidades hoteleiras.

No último ano, o Pedras Salgadas “spa&naturepark” celebrou o primeiro ano de actividade, após a conclusão das intervenções no parque termal, e o Vidago Palace Hotel recebeu “novas distinções internacionais”, passando este ano a integrar a Virtuoso, rede internacional que reúne os melhores de cada segmento de turismo em mais de 60 países.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *