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Deco detecta 4 amostras de azeite “virgem” vendidos como “virgem extra”

Por a 24 de Fevereiro de 2015 as 11:58

A Deco analisou 26 amostras de azeite e detectou que quatro marcas estão a vender o produto “virgem” rotulado como “virgem extra”, categoria mais cara. A associação de defesa dos consumidores afasta a hipótese de fraude.

Os consumidores portugueses estão a pagar mais por um produto que vale menos. Segundo a Lusa, a Deco já fez chegar à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) os resultados da análise de este ano, que descartam a hipótese de fraude, depois de detectada, anteriormente, “uma marca que misturara outros óleos vegetais refinados que não o originário da azeitona”.

A associação alerta o público que os azeites “virgem” são de categoria inferior aos “virgem extra”, pelo que os que compraram aquelas quatros marcas pagaram mais do que deviam.

Sendo que nenhuma amostra ultrapassa o limite legal de acidez estabelecido para a categoria “virgem extra”, o que acontece também em relação à oxidação, a organização alerta os produtores para mais cuidado nos métodos de colheita e selecção da azeitona, embalamento e rotulagem dos produtos, no sentido de se garantirem que a qualidade dos produtos não se altere.

Quanto aos rótulos, a associação de defesa dos consumidores defende que, apesar estarem correctos, “ficam-se pelo que se encontra legislado”. Ao nível da rotulagem, citando a mesma fonte, os produtores encontram “grandes melhorias, incluindo informação nutricional detalhada, menção da variedade de azeitona, conselhos sobre o melhor uso do azeite e data de embalamento ou produção”, que, uma vez aplicadas, enriquecem o conhecimento do consumidor.

 

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