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Mercados alternativos para exportação de alimentos em debate

Por a 23 de Fevereiro de 2015 as 17:48

Em 2014, o sector dos alimentos e bebidas cresceu 6,5%, números que atestam o potencial e a maturidade dos produtos “Food&Beverage” nacionais nos tradicionais mercados de exportação e que lançam um novo desafio ao sector: alargar o raio de exportação.

É neste contexto que o IPAM – The Marketing School promove, na próxima quarta-feira, 25 de Fevereiro, a conferência “Diversidade cultural no consumo alimentar: o papel da religião nos hábitos alimentares” que pretende analisar o potencial e as limitações que diferentes culturas e religiões – desde os hábitos cristãos até à realidade muçulmana e judaica – apresentam à indústria alimentar portuguesa.

Durante a iniciativa, Ferrão Filipe, docente do IPAM , Abdulah Seedat, membro do Instituto Halal Portugal, e o chef Hélio Loureiro vão analisar as especificidades da cultura alimentar nacional e as respectivas vantagens competitivas para a sua afirmação em diferentes contextos culturais e religiosos. A comunidade muçulmana – com 25 milhões de habitantes na União Europeia, 50 mil dos quais em Portugal –, e o princípio Halal pelo qual rege o consumo alimentar, será, a par da comunidade judaica e dos produtos Kosher, um dos temas em destaque. Abdulah Seedat vai abordar as potencialidades e oportunidades que este mercado jovem e emergente – que representa cerca de um quarto da população mundial e vale, segundo dados de 2012, 500 mil milhões de dólares – reserva aos empresários.

Correção a 20/07 – A notícia dizia incorretamente que Ferrão Filipe é Presidente da CIP, mas à data da publicação da notícia já não exercia essa função.

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