Distribuição Homepage Newsletter

Portugal recicla 70% dos sacos de plástico. Retalhistas podem optimizar operação, segundo a Sirplaste

Por a 18 de Fevereiro de 2015 as 15:28

Um em cada sete sacos de plástico são reciclados em Portugal, onde se encontra a “mais moderna” fábrica de transformação do material na Europa. Retalhistas encontram oportunidades com plástico “menos contaminado” para gerar mais aproveitamento do resíduo.

Cada português consome, “em média, 500 sacos de plástico” por ano. Em Portugal, 70% dos sacos de plástico estão a ser reciclados na fábrica em Porto Mós da Sirplaste, Sociedade Industrial de recuperados de Plástico, que recebe todos os dias cerca de 100 toneladas de plástico para reciclagem.

A Quercus, segundo a RTP, pretende que todos os sacos sejam reciclados em Portugal. Cármen lima, responsável da organização ambiental, disse que os ambientalistas pretendem “apelar à consciência das pessoas, à forma racional como usam o material”, sendo que “os sacos que não são reciclados, vão parar ao ambiente”.

A fábrica de Porto Mós é uma das mais modernas da Europa, referiu a RTP, mas para funcionar na sua capacidade total necessita de “importar desperdício plástico de outros países”.

Ricardo Pereira, da Sirplaste, revelou ao canal generalista que Portugal conseguiria reciclar 100% do plástico utilizado se os retalhistas “vendessem o material menos contaminado”, que não tem tanto uso, como “materiais de paletização ou alguns sacos”, no mercado nacional ou europeu.

“Na Europa e em Portugal, as grandes superfícies tentam optimizar os lucros e, de há alguns anos para cá, deixaram de ter um produto que era resíduo, o qual tinham que pagar para deitar fora. Agora os resíduos de plástico, como os de papel, já valem dinheiro e podem ser vendidos no mercado internacional a preços que aqui na Europa não podemos pagar”, disse o responsável.

Os desperdícios de plásticos têm diversas utilidades como “tubos de rega, tubos para cabos eléctricos, saneamento, entre outros”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *