Análise Data Center Destaque Homepage Newsletter

França perde para Reino Unido posição de 5ª maior potência mundial

Por a 16 de Fevereiro de 2015 as 12:33

Já são conhecidos os resultados económicos de três das maiores potencias europeias em 2014. Enquanto a Alemanha verifica um crescimento moderado, a França abranda ritmo e perde a posição de quinta maior potencia mundial para o Reino Unido.

Quanto a Portugal, cresceu pela primeira vez em três anos, com uma “recuperação da procura interna”, segundo os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O PIB português aumentou 0,9% em volume, após uma diminuição de 1,4% em 2013. “A procura externa líquida ocorrida no quarto trimestre do último ano obteve uma prestação ligeiramente melhor para a variação homóloga do PIB, devido à aceleração das exportações de bens e serviços”, explica o INE.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão, por sua vez, avançou 1,6% em 2014, mais do que previa a informação apresentada em Janeiro deste ano. A economia alemã recuperou no quarto trimestre de 2014, segundo um comunicado do instituto de estatística alemão Destatis.

No último trimestre do ano passado, a economia alemã cresceu 0,7% em relação ao período homologo, contrariando o abrandamento registado nos meses anteriores. Apesar de ter iniciado o ano com a economia a crescer 0,8%, entre Abril e Junho o país registou um recuo de -0,1%, em termos homólogos. Nos seguintes três meses, o motor europeu cresceu apenas 0,1%.

Já a economia francesa, “cumpriu as previsões do Governo” e cresceu 0,4% em 2014. O PIB francês cresceu 0,1% no último trimestre daquele ano, depois de nos três meses anteriores ter aumentado 0,3% em termos homólogos.

Com a estagnação consolidada, o melhor desempenho da economia do país gaulês deu-se nas exportações, que aumentaram 2,3% no último trimestre do ano passado, impulsionadas pela desvalorização da moeda, revela a imprensa local.

O PIB de França cifrou-se em 2,134 biliões de euros no ano passado. As previsões para 2015 dão conta do mesmo ritmo lento de crescimento. O ministro francês das Finanças Michel Sapin aponta para uma expansão do PIB de 1% no actual ano.

Dados da Comissão Europeia, correspondentes a 2014 e divulgados no último dia 11 de Fevereiro por órgãos de comunicação franceses, dão conta que o país foi ultrapassado pelo Reino Unido, que registou um PIB 98 000 milhões de euros acima do PIB francês. O valor faz com que o país ganhe à França a posição de quinta maior potencia económica mundial, segundo o Económico. A economia do Reino observou um elevado ritmo de crescimento em 2014, verificado em 3% no final do ano.

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *